29/09/2017

Nova Petrópolis participa de Ciclo de Seminários da UNDIME/RS

Evento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação ocorreu em São Francisco de Paula...

O primeiro Ciclo de Seminários da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS) pelo interior do Estado foi realizado no dia 14 de setembro, em São Francisco de Paula. O prefeito de Nova Petrópolis e presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), Regis Luiz Hahn e o diretor da Seção do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, professor Rafael Zorzan, representaram o Município no evento realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e UNDINE.
A UNDIME/RS planejou, para este segundo semestre, a realização do Ciclo de Seminários pelo interior do Estado. São Francisco de Paula sediou o primeiro deles, dia 14 de setembro. Financiamento da educação e impactos na execução do Plano Municipal de Educação (PME); implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), busca ativa e escolar e apresentação da Plataforma CONVIVA, um ambiente virtual totalmente gratuito que apoia a gestão das Secretarias Municipais de Educação, contribuindo para a aprendizagem dos alunos foram temas abordados durante o seminário.
A manifestação do prefeito Regis Luiz Hahn recebeu o apoio dos presentes. “Todos os Municípios vivem os mesmos problemas nas questões da Educação. Sem financiamentos, temos que ir a Brasília várias vezes por ano em busca de recursos para poder cumprir com as nossas obrigações. As instituições que deveriam mandar mais recursos, não mandam e tudo acaba estourando nos cofres públicos”, ponderou o prefeito Lelo.
O chefe do Poder Executivo de Nova Petrópolis disse ainda que somente após quatro anos o Governo Federal abrirá o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento que faz com que os Municípois possam cadastrar seus programas, como construção de escolas, aquisição de ônibus e outros. “Quando os Municípios não conseguem recursos para construir escolas de educação infantil ou ensino fundamental acontece como em Nova Petrópolis; paga-se aluguel ou licita-se e empenha-se todo o investimento da obra. Ou seja, mais uma vez, o Município está realizando alguns projetos que sonha em receber do Governo Federal e não acontece”, finalizou.
São Sepé será a sede do próximo Ciclo de Seminários, dia 9 de outubro. O evento contará com a participação de dirigentes Municipais de Educação, técnicos das Secretarias, prefeitos e vice-prefeitos. Seguindo os passos do primeiro ciclo, que ocorreu em São Francisco de Paula, o objetivo é reunir a comunidade educacional para debater assuntos como Plano Municipal de Educação, Plano de Carreira, programas e políticas educacionais do Ministério da Educação, entre outros. As palestras serão ministradas por profissionais, como Carlos Sanches e Cleuza Repulho, com experiência e reconhecimento no trabalho com políticas públicas educacionais.

FOTOS: Divulgação