04/05/2017

Nova Petrópolis institui Conselho Municipal de Turismo

Órgão será responsável pela gestão dos recursos repassados ao Fundo de Turismo...

Nova Petrópolis contará novamente com o Conselho Municipal do Turismo, que tem como finalidade assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas na área turística, além de gerir o Fundo Municipal de Turismo. O objetivo do conselho é assessorar, orientar e promover o turismo em Nova Petrópolis como fator de desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambiental.
A Lei 4.642/2017 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo que é vinculado ao conselho, está em vigor desde 02 de maio. O projeto de Lei 018/2017 proposto pela Administração Municipal foi aprovado com uninimidade pela Câmara de Vereadores no dia 27 de abril.
O Conselho Municipal do Turismo será constituído por um representante da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, cada um desses designados pelo prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. Ainda integrarão o conselho um representante das seguintes instituições de Nova Petrópolis: Associação Rota Romântica; Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP); Câmara Municipal de Vereadores; agências de turismo; rede hoteleira; rede gastronômica; artesanato; roteiros e atrativos turísticos; imprensa local e Associação dos Taxistas; além de um representante de uma universidade e da EMATER. Cada entidade tem até 30 dias para indicar seu representante e respectivo suplente.
“O Conselho Municipal de Turismo foi reativado para somar e valorizar o trabalho que a Administração Municipal tem desenvolvido em Nova Petrópolis. O desenvolvimento do turismo e apresentação de novas propostas serão os objetivos do grupo formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil”, enaltece o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Staudt.
O Poder Executivo Municipal disponibilizará, anualmente, valor de, no mínimo, R$ 50 mil na Lei Orçamentária, em favor do Fundo Municipal de Turismo. Os recursos permanecem na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e as utilizações do mesmo serão definidas pelo conselho.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP