14/03/2019

Nova Petrópolis inicia planejamento estratégico até 2050 de forma colaborativa

Oficinas terão início nos dias 22 e 23 de março

Após um grande período de captação de recursos, Nova Petrópolis está iniciando o seu planejamento para um desenvolvimento sustentável e ordenado, sem perder a identidade cultural e social da comunidade.

Com recursos públicos e privados, a Consultora CEPA, que possui 40 anos de experiência e já elaborou mais de 100 planos em diversas cidades da América Latina e da Europa, foi contratada para desenvolver uma Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável que sirva como base para definir as políticas para uma gestão efetiva do território. Em paralelo a Agenda Estratégica, será desenvolvido pela mesma empresa, o Plano de Mobilidade Urbana.

Este planejamento requer estudo, dedicação e colaboração da comunidade. A construção deste plano terá a duração de sete meses e demanda a participação comprometida de toda a comunidade em oficinas.

A primeira oficina colaborativa acontecerá nos dias 22 e 23 de março, com duração de 10h (dois dias), no auditório Édio Spier na sede da Sicredi Pioneira RS. Esta oficina tem por objetivo realizar o diagnóstico local identificando, através de um enfoque metodológico inovador, os conflitos e as potencialidades da cidade. O objetivo será reconhecer os aspectos histórico culturais da cidade, identificar as problemáticas centrais urbano-territoriais e ambientais da cidade e formar uma equipe técnica municipal para o acompanhamento dos trabalhos.

Para esta oficina é esperada a participação de representantes de todos os setores econômicos da cidade, conselhos municipais, ONG’s, segurança pública, entidades de classe, associações, secretarias municipais, Câmara de Vereadores e imprensa. Para participar da oficina é necessária uma inscrição prévia pelo e-mail contatonova2050@gmail.com.

Nova Petrópolis é a Capital Nacional do Cooperativismo e está provando mais uma vez o engajamento comunitário e colaborativo na construção do planejamento estratégico sustentável do município até 2050. Mais informações pelo e-mail contatonova2050@gmail.com.

Fonte: Movimento Nova2050