29/09/2017

Nova Petrópolis fará parte de programa federal de reflorestamento

Mudas de árvores nativas serão cultivadas em viveiro que será construído no Município...

Nova Petrópolis foi escolhida para integrar o Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente para Produção de Água, do Governo Federal. O programa, que será executado pelo Instituto Etnia Planetária, de Caxias do Sul, prevê o reflorestamento de mais de 700 hectares de áreas ribeirinhas nas cidades de Gravataí, Glorinha, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. Está previsto o investimento de R$ 1 milhão em Nova Petrópolis, que abrigará um viveiro onde serão cultivadas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica destinadas ao reflorestamento.
A escolha de Nova Petrópolis para integrar o programa foi o assunto principal de uma visita dos representantes do Instituto Etnia Planetária à Prefeitura Municipal, realizada no dia 27 de setembro. No encontro, ocorrido no Gabinete Oficial, o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Canísio Schneider, receberam e conversaram com o presidente da organização, Marco Aurélio Migliavacca, e a diretora financeira, Sieli Pontalti.
“Optamos por Nova Petrópolis para realizar o plantio e cultivo das mudas primeiramente pelo apoio que recebemos da Administração Municipal, que demonstrou total apoio e nos atendeu prontamente. Outra questão importante é que a localidade na qual o viveiro será construído oferece ótimas condições climáticas para o trabalho que vamos realizar”, pontuou o presidente do Instituto Etnia Planetária, André Migliavacca, que confirmou a aquisição de uma área de quatro hectares na localidade de Linha Temerária para a construção do viveiro.
De acordo com o prefeito Regis Luiz Hahn, a Administração Municipal vai colaborar com o que for possível para a concretização desse projeto. “Ficamos muito felizes com a escolha do nosso Município para integrar esse programa tão importante. O Poder Público será grande parceiro nessa ação, que destaca mais um potencial de Nova Petrópolis, dessa vez no campo ambiental”, ressaltou o prefeito Regis Hahn.
A atividade de cultivo das mudas terá duração de quatro anos, com previsão de um milhão de unidades cultivadas. Assim que o licenciamento ambiental da área destinada ao viveiro estiver concluído, a Secretaria Municipal de Obras será acionada para realizar o trabalho de terraplanagem do local. O prazo estipulado para o início do cultivo em Nova Petrópolis é de 60 dias.