18/03/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Nova Petrópolis encerra Verão no Jardim da Serra Gaúcha com flores e literatura

Evento de três meses contou com 36 atrações que envolveram munícipes e visitantes

O primeiro evento do extenso calendário oficial de Nova Petrópolis encerrou no domingo, 17 de março. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha 2019 contou com 36 atividades que envolveram munícipes e visitantes. Atrações culturais, literatura, diversão, aventura e muito mais movimentaram a Capital Nacional do Cooperativismo durante três meses.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, avalia o evento como sucesso. “As atividades foram muito positivas, com destaque para a programação do Aniversário do Município, com grande fluxo de pessoas. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha apresenta um diferencial na época de férias, período em que muitos buscam o litoral, e as atividades de esporte, lazer e cultura contagiaram comunidade e visitantes, reforçando que a soma dos distintos eventos reunidos foram sucesso”, destaca Staudt.

A Exposição Regional de Orquídeas de Nova Petrópolis coloriu a Rua Coberta nos dias 16 e 17 de março. No sábado, o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn; o presidente da Associação dos Orquidófilos do Rio Grande do Sul, Carlos Griebeler; os secretários Municipais de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, e de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o presidente da Associação Orquidófila de Nova Petrópolis, Amarildo José Pellenz; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Michaelsen e demais edis participaram da abertura do evento.

De acordo com a Associação Orquidófila de Nova Petrópolis, a exposição contou com  596 plantas de 141 expositores de várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O quadro de juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos selecionou 37 plantas de 23 orquidófilos das cidades de Nova Petrópolis, Venâncio Aires, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Montenegro, Ivoti, Cachoeira do Sul, São Sebastião do Caí, Feliz, Blumenau, São José do Hortêncio, Dois Irmãos e Picada Café para serem premiadas durante o evento. A 21ª edição da exposição também contou com curso, comercilização de plantas e artigos para cultivo, entre outras atrações.

O Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores, celebrado em 12 de março, integrou a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Com o objetivo de tornar os munícipes cada vez mais dedicados à leitura, a Praça das Flores recebeu os Baús da Leitura, o projeto “Livro Sem Dono”, além de um espaço aconchegante para leitura e jogos de memória em meio às flores. As escolas de Nova Petrópolis também promoveram diversas atividades em comemoração ao dia.

Segundo a bibliotecária Susana Carrasco, 12 de março foi instituído como Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores pelo Decreto nº 033/2010, em 26 de fevereiro de 2010. A atividade foi organizada pela Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva e esta ação integra o Movimento Cidades Educadoras.

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e conta com o apoio da Gula Alimentos. Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br. Acompanhe a cobertura fotográfica completa pela página de Nova Petrópolis no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/novapetropolisrs.

CRÉDITOS DAS FOTOS:

Leitura – Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP e Divulgação