12/06/2017

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis encerra ações especiais da Semana do Meio Ambiente

Atividades de conscientização são desenvolvidas durante todo o ano no Município...

Nova Petrópolis promoveu atividades especiais em prol da Semana do Meio Ambiente durante dez dias. Recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha e pneus foram as ações desenvolvidas para destinar corretamente os resíduos e conscientizar a comunidade sobre os impactos que o ser humano causa no meio ambiente.
Cerca de 4 toneladas de lixo eletrônico e 500 litros de óleo de cozinha usado foram coletados nos dias 02 e 03 de junho, sexta-feira e sábado, durante a campanha. A empresa de gerenciamento de resíduos tecnológicos Ambé recolheu os eletrônicos sem custos à Prefeitura de Nova Petrópolis. No dia 10 de junho, sábado, ocorreu a coleta de pneus e mais de 25 unidades foram recolhidas pela Secretaria.
“Tivemos muita adesão da comunidade no recolhimento de lixo eletrônico e óleo de cozinha e pouca procura na coleta de pneus. Podemos identificar, com esses dados, que o consumismo por eletrônicos se mantém forte e que não está sendo praticada a logística reversa. No entanto, com a baixa procura de destinação de pneus podemos entender que a comunidade está consciente de que deve devolver o pneu velho na mesma loja que comprar o novo”, destaca o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima.
A Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva promove a 12ª edição do "Doe um livro, adote uma planta" desde o dia 05 de junho, na sede da biblioteca. Além de livros, em 2017, imagens e objetos antigos também podem ser doados para aumentar o acervo da Biblioteca Pública Municipal; do Arquivo Histórico e do Museu Histórico Municipal, respectivamente. Mais de 200 obras literárias foram arrecadadas e cerca de 40 mudas foram entregues até o momento. Imagens e objetos históricos ainda podem ser trocados por mudas de flores.

Cuidar do Meio Ambiente é atividade para o ano todo!
Em julho, o mascote Grün-Mann – Homem Verde visitará as escolas de Nova Petrópolis para falar sobre lixo, natureza, cuidados e demais assuntos relacionados com as crianças, adolescentes e jovens. No dia 27 de julho ocorre a 14ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, das 07h às 17h, em 13 pontos de coleta distribuídos pelo interior do Município. Todos os produtores devem levar as embalagens vazias tríplice lavadas de produtos fitossanitários aos postos de coleta, munidos do número da Inscrição Estadual (Talão de Produtor).
A coleta de agrotóxicos será realizada em duas rotas, nas sociedades das localidades. A Rota 01 ocorrerá das 07h às 08h, na Linha Araripe; das 08h30min às 09h30min, na Linha Brasil; das 10h às 11h, em Nove Colônias; das 13h às 14h, no Pinhal Alto; das 14h30min às 15h30min, no Campinho 13 Colônias e das 16h às 17h, na Linha Imperial.
Na Rota 02, a coleta ocorrerá das 07h às 07h40min, na Linha Pirajá; das 08h às 09h, em São José do Caí; das 09h30min às 10h30min, na Linha Temerária; das 10h45min às 11h15min, no Tirol; das 11h30min às 12h, em Arroio Paixão; das 13h15min às 14h, na Linha Olinda e das 14h30min às 15h, no ginásio Roque Vogel, no Bairro Piá.

Como fazer a tríplice lavagem
Esvazie totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador; adicione água à embalagem até ¼ do volume; tampe bem a embalagem e agite por 30 segundos e despeje a calda da lavagem no tanque do pulverizador. Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo com objeto pontiagudo e armazene em local apropriado até a data da coleta de embalagens de agrotóxicos.
A Semana Municipal do Meio Ambiente é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis. A coleta de embalagens de agrotóxicos tem o apoio de Agrimar e AgroPiá.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis