23/09/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis enalteceu cultura gaúcha na Semana Farroupilha

Organização do evento estima que 4 mil pessoas participaram das atividades...

Nova Petrópolis celebrou o tradicionalismo gaúcho em sua Semana Farroupilha, realizada de 13 a 21 de setembro. O evento contou com Acampamento Farroupilha, fandangos, noites culturais com presença de grupos gauchescos, oficinas de manejo de cana de açúcar e erva mate, além do Desfile Farroupilha, realizado no sábado, 20 de setembro. O espírito farroupilha também esteve presente nas escolas do município, que celebraram as tradições gaúchas com rodas de chimarrão, churrascos e passeios à cavalo.
As comemorações tiveram início para Nova Petrópolis já no dia 16 de agosto, na cidade de Cruz Alta. Nessa data, um grupo formado por 11 cavaleiros do CTG Pousada da Serra de Nova Petrópolis e pelo prefeito Regis Luiz Hahn, participaram do acendimento da chama crioula e a conduziram por por um trajeto de 480 quilômetros, sendo 320 deles à cavalo. Os cavaleiros demonstraram seu amor pelas tradições, simbolizada pela chama que carregaram com austeridade.
No caminho até Nova Petrópolis, os cavaleiros pernoitaram nas cidades de Boa Vista do Incra, Candelária, Vera Cruz, Montenegro, Harmonia e Feliz. A comitiva pernoitou em fazendas e Centros de Tradições Gaúchas, gentilmente cedidos por admiradores da tradição gaúcha. Na manhã do dia 24 de agosto, após ter passado a noite na localidade de Linha Temerária, em Nova Petrópolis, a comitiva chegou à Rua Coberta do município, trazendo consigo a chama para a cerimônia de acendimento oficial, que contou com a presença de autoridades municipais e do Grupo Estribo de Prata.
Durante a Semana Farroupilha, as escolas de Nova Petrópolis organizaram diversas atividades alusivas à cultura do Rio Grande do Sul. Estudantes das instituições de ensino vestiram a pilcha e cantaram o hino, além de comerem churrasco, andarem à cavalo e presenciarem apresentações musicais. O prefeito Regis Luiz Hahn também protagonizou momentos emocionantes ao declamar poesias gaúchas nas escolas 1º de Maio, Pedro Beck Filho e Sol Nascente.
“Ver todos esses estudantes trajados, celebrando a cultura gaúcha é muito gratificante. Sempre me emociono nessas comemorações e faço questão de declamar para esses jovens, que são os responsáveis por passar adiante nossa tradição”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn. Além das declamações, o diretor de Cultura Musical da prefeitura, Éderson Moreira dos Santos, fez a narração de lendas gaúchas em 10 escolas do município, envolvendo aproximadamente 800 estudantes.
A Semana Farroupilha de Nova Petrópolis encerrou com o Desfile Farroupilha, realizado na manhã de 20 de setembro, que reuniu aproximadamente 150 integrantes. Participaram do desfile o Pelotão de Operações Especiais; Brigada Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Invernadas Artística e cavalarianos do CTG Pousada da Serra, além do Piquete de Laçadores Coxilha da Serra, de Nova Petrópolis.
A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, composta pela Prefeitura de Nova Petrópolis, CTG Pousada da Serra, Casa Cooperativa, Escola Bom Pastor, Brigada Militar, 27ª Região Tradicionalista, Piquete de Laçadores Coxilha da Serra e IOV, estima que, aproximadamente, 4 mil pessoas participaram do evento.