10/11/2014

Nova Petrópolis é sede do Encontro Regional contra borrachudos

5ª Coordenadoria Regional de Saúde reúne cerca de 100 profissionais da saúde, agricultura e meio ambiente...

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis, realizou o Encontro da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde nos dias 5 e 6 de novembro, no Plenarinho da ACINP. O tema abordado foi Eco-vigilância em Simulídeos (família de insetos a qual pertence o borrachudo) com foco nas técnicas corretas de controle larval. O evento reuniu aproximadamente 100 profissionais da saúde, agricultura e meio ambiente.

O fiscal ambiental de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter participou do encontro. “Todos os municípios da nossa região estão passando por este problema de quantidade elevada de borrachudos trazendo incômodo para a população. O encontro deixou claro que o grande número deste inseto se deve a degradação do meio ambiente. A melhor maneira de controlar o simulídeo é por meio do manejo ambiental. Para isso a participação de todos é muito importante. É preciso recuperar os arroios e riachos para melhorar a qualidade de vida, no qual o uso do larvicida BTI não deve ser a única forma de controle. A conciliação do manejo ambiental e do veneno podem resolver esse problema”, destacou Altreiter.

No evento, voltado para técnicos dos 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria, foram apresentadas experiências no controle de larvas nos municípios de Osório, Vacaria, Nova Bassano, São Jorge, Vale Real, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Gramado, Nova Petrópolis, Santa Tereza, Guaporé, Campestre da Serra, Feliz e Paraí.