03/11/2014

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis é beneficiada com mais uma ambulância SAMU

Base da UTI Móvel será na praça de pedágio da EGR na ERS-235...

O governo do Estado reforçou a segurança nas estradas administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Para isso, a Secretaria Estadual da Saúde assinou um contrato com uma empresa especializada para a prestação de serviços de ambulâncias e equipes, com um investimento mensal de R$ 1,8 milhão. São 16 novas viaturas disponíveis para o atendimento de urgência 24 horas nas estradas. O prefeito Regis Luiz Hahn e o secretário municipal de Administração, Bruno Seger estiveram presentes na entrega de uma UTI Móvel na praça de pedágio da Região das Hortênsias, em Gramado, no dia 22 de outubro.

As novas equipes terão suas atividades reguladas pelo SAMU, que atende pelo telefone 192. As ambulâncias ficarão disponíveis em praças de pedágio da EGR, postos das polícias rodoviárias estadual e federal e bases municipais do SAMU. As novas equipes reforçarão o atendimento, tanto nas estradas quanto nos municípios.

Das 16 viaturas, oito são de suporte avançado (UTIs móveis), dispondo de equipes com médico, enfermeiro e socorrista. As demais ambulâncias são de suporte básico, com equipe formada por enfermeiro e socorristas. Nova Petrópolis e região dispõem agora de uma ambulância de suporte avançado, ou seja, uma UTI móvel. O veículo terá a praça de pedágio de Gramado como base.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Pedágios (Corepe) – Trecho 6 e do Corede Hortênsias, Simone Manfredini Bender, as ambulâncias foram solicitadas em março e agora foram entregues pelo Governo do Estado. Simone destaca a importância da Região das Hortênsias dispor de uma UTI móvel para ser utilizada nas estradas e pelos Municípios também.

Com essa ação, o governo do Estado aprimora a segurança oferecida nas estradas da EGR. Além do atual esforço da secretaria estadual, a EGR já possuía convênios com o SAMU, com os bombeiros voluntários de diversos municípios do Estado, com o Detran, com Corpo de Bombeiros e com a Polícia Rodoviária Estadual. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis firmou convênio com a EGR na primeira semana de junho. O prazo de contrato do convênio é de dois anos, havendo, no período, o repasse de R$ 360 mil da EGR ao Corpo de Bombeiros. Pelo convênio, os bombeiros de Nova Petrópolis irão atuar nas rodovias administradas pela EGR no resgate e salvamento de vítimas de lesão corporal em acidentes de trânsito. Em caso de necessidade, os serviços emergência podem ser acionados pelos números 192 e 193 (ambulâncias) e 198 (guinchos).

Localização das bases de operação das novas ambulâncias:

SUPORTE AVANÇADO (UTI Móveis): Santo Antônio da Patrulha: praça de pedágio da EGR na ERS-474; Viamão: praça de pedágio da EGR na ERS-040; Passo Fundo: posto da Polícia Rodoviária Federal na ERS-324; Gramado: praça de pedágio da EGR na ERS-235; Campo Bom: praça de pedágio da EGR na ERS-239; Soledade: posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-386; Flores da Cunha: praça de pedágio da EGR na ERS-122; Bom Princípio: posto da Polícia Rodoviária Estadual na ERS-122.

SUPORTE BÁSICO: Capivari do Sul: junto ao ponto de informações turísticas na ERS-040; Três Coroas: praça de pedágio da EGR na ERS-115; Candelária: praça de pedágio da EGR na RSC-287; Carazinho: posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-285; Fontoura Xavier: base municipal do Samu na BR-386; Tio Hugo: base municipal do Samu na BR-386; Pantano Grande: posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-290; Severiano de Almeida: base municipal do Samu na BR-153.