15/09/2017

Nova Petrópolis defende demandas locais em reunião com EGR

Prefeito participou de audiência pública com a Empresa Gaúcha de Rodovias...

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, participou da audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS para conhecer os informativos de andamento das obras nas rodovias sob concessão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A reunião ocorreu terça-feira, 12 de setembro, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no Palácio Farroupilha.
Na oportunidade, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) apresentou os informativos sobre as obras realizadas em cada uma das rodovias sob sua concessão e respectivos valores investidos nos anos de 2015, 2016 e 2017, saldos de caixa e recebíveis pendentes de cada rodovia, bem como, os estudos que embasam a proposta de aumento das tarifas dos pedágios por ela administrados.
Em sua manifestação, o prefeito Regis Luiz Hahn reclamou das antigas demandas da região, especialmente, de Nova Petrópolis. “Pedi a isenção do pagamento de pedágio para os moradores locais, que trafegam diariamente entre Nova Petrópolis e Gramado pela RS-235, e defendi o não aumento do valor dos pedágios”, declarou o chefe do Poder Executivo de Nova Petrópolis.
O prefeito Lelo também questionou a falta de reuniões dos Conselhos Comunitários das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepes), que são os órgãos responsáveis por apontar as prioridades das regiões onde estão localizados os pedágios administrados pela EGR. “Nessas reuniões discutia-se onde seriam investidos os valores arrecadados nos pólos de pedágio, tínhamos conhecimento do valor em caixa e arrecadado em cada pólo. Era tudo mais transparente e agora essas reuniões não acontecem. Além disso, nesses encontros muitas decisões eram tomadas, como exemplo cito os acessos às localidades de Linha Brasil Fundos, Nove Colônias, Pedancino e, parcialmente pronto, ao Pinhal Alto. Essas demandas também foram apresentadas nas reuniões do Corepes”, enfatizou o prefeito.
O diretor presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, descreveu o cenário da empresa, que atualmente administra 14 praças de pedágio no Estado; esclareceu sobre a possibilidade de aumento tarifário, uma vez que os valores não são reajustado desde 2007. Relatou que a EGR diminuiu cargos da diretoria a fim de economizar R$ 180 mil por ano. E, por fim esclareceu que a situação da RSC-287 e da ERS-235, apresentam problemas estruturais e que o custo para solucionar está em, aproximadamente, R$ 150 milhões.
A audiência contou com a presença do presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes; representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o auditor Rafael Minuscoli Stolfo, prefeitos, vereadores e entidades convidadas.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Divulgação