17/05/2017

Nova Petrópolis conclui 2º ciclo no Combate ao Aedes aegypti

Agentes comunitários vistoriaram 6.090 imóveis da zora urbana do Município...

As ações de controle e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, continuam intensas em Nova Petrópolis. No 2º ciclo bimestral, 6.090 imóveis foram vistoriados e nenhuma larva coletada era positiva para Aedes aegypti. Nova Petrópolis continua classificada como município não infestado.
Além das visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde, a Vigilância Ambiental inspeciona periodicamente 34 armadilhas e oito pontos estratégicos à procura do vetor. Após a implantação da campanha “Sexta sem mosquito”, nove prédios públicos da zona urbana estão cadastrados e inseridos nas ações de combate ao mosquito e são inspecionados semanalmente por um funcionário responsável pelo prédio.
“Os ovos do mosquito resistem até 450 dias sem água e no inverno as larvas continuam vivas, mas passam a ter um metabolismo mais lento. As fases aquáticas são mais duradouras e resistem ao inverno, por isso todos devem ficar atentos nos períodos frios e continuar eliminando ou tratando depósitos com água parada”, salienta a agente em saúde da Vigilância Ambiental, Daniela Jaeger Chaves.
Mais informações com a Vigilância Ambiental pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis