24/06/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Nova Petrópolis comemora sucesso do Festival Sabores da Colônia

6ª edição do evento recebeu mais de 50 mil visitantes nos dez dias de programação

Nova Petrópolis recebeu mais de 50 mil visitantes durante a 6ª edição do Festival Sabores da Colônia. Turistas e munícipes conferiram o melhor dos produtos coloniais das agroindústrias familiares durante os dez dias de programação repleta de atrações culturais e gastronômicas, de maneira gratuita, na Rua Coberta e Praça das Flores.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn enfatiza que “o sucesso desse evento teve a importante contribuição do clima favorável nos três fins de semana e do ótimo público que prestigiou o festival”. O prefeito ainda enalteceu o trabalho de cooperação entre as Secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente para realização da 6ª edição do Festival Sabores da Colônia.

O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt avalia a 6ª edição evento que foi realizada na Rua Coberta e Praça das Flores. “Trazer o evento para o atrativo turístico foi um desafio, mas investimos em decoração, nas estruturas diferenciadas e em atrações para promover o festival e isso fez a diferença. O retorno de público foi ótimo e a satisfação dos expositores também foi bastante significativa. Além disso, a rede hoteleira e o comércio local também foram movimentados pelos visitantes do evento”, destaca Staudt.

A 6ª edição do Festival Sabores da Colônia contou com a expressiva participação das agroindústrias familiares. “Durante o festival, muito produtos artesanais e de qualidade foram comercializados e, conforme avaliação dos expositores, as vendas foram muito boas”, ressalta o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima. “Para as agroindústrias familiares esse evento é muito importante e serve como vitrine para mostrar os excelentes produtos feitos em Nova Petrópolis”, enaltece de Lima.

Conforme os expositores, durante o 6º Festival Sabores da Colônia foram comercializados cerca de 600 quilos de bolinho de batata, 3.500 litros de chopp, 700 quilos de laranja e bergamota, 860 quilos de embutidos, mais de 500 litros de suco, 400 quilos de queijo, 130 quilos de merengue, quase 2 mil hambúrguer, mais de mil cucas e 2.500 lanches.

A 6ª edição do Festival Sabores da Colônia ainda inovou com as oficinas de “Degustação Piquenique na Mesa” e “Culinária Sabores da Colônia”. Cerca de 400 pessoas aproveitaram as 19 oficinas para aprender receitas com produtos comercializados no festival. O chef de cozinha, professor e consultor da área de gastronomia, Sanderson Breschorner, e as docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Gramado, Larissa Marques e Nísia Cé conduziram as oficinas gastronômicas. O produtor Orlando Morschel também participou do evento com a oficina “Criação de abelhas sem ferrão”.

Durante os 11 dias de programação do Festival Sabores da Colônia, as  Bandinhas Típicas animaram o público do evento. Os acústicos Elena Pellenz, Menegallas, Jorge Flores, Leebe e Kael; a Banda Municipal e a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, e grupos de corais também se apresentaram no festival. O Grupo Os 3 Xirús também se subiu ao palco durante o Baile da Terceira Idade.

A personagem Herta Klein e os mascotes da 6ª edição do festival, Otto e Anna trouxeram a diversão para o público durante o evento. Os turistas e visitantes ainda participaram dos Jogos Coloniais com as provas “Debulhar o Milho” e “Chopp em Metro”. Os Grupos de Danças Folclóricas Internacional;  Schützenhaus; Sonnenschein; Volkstanzgruppe Edelstein; Volkstanzgruppe Freundschaftskreis; Volkstanzgruppe Tannenwald; Böhmerlandtanzgruppe; Lustige Volkstanzgruppe Bergtal e a Invernada do CTG Pousada da Serra também encantaram o público do evento com belas apresentações nos finais de semana.

Cerca de 100 pessoas participaram da Caminhada Solidária do Festival Sabores da Colônia. Em um trajeto de 13 quilômetros, os caminhantes conferiram as belezas do interior de Nova Petrópolis.  Mais de 400 quilos de alimentos foram arrecadados durante as atividades do festival e serão entregues às Escolas de Educação Infantil de Nova Petrópolis.

A 6ª edição do evento também recebeu o 2º Encontro de Orquestras e Bandas de Nova Petrópolis, organizado pelo Departamento Municipal de Cultura. A Orquestra Jovem Municipal, a Banda Municipal e a Orquestra de Sopros, de Nova Petrópolis; a Banda Musical Auxiliadora, de São Leopoldo, e a Orquestra Municipal, de Salvador do Sul, deram tom ao evento com músicas de diversos estilos.

O 6º Festival Sabores da Colônia foi promovido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento contou com o patrocínio de Sicredi e apoio da Rota Romântica e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para mais informações sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs) e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.