conteúdo do menu
conteúdo principal
11/04/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis comemora participação na Assembleia Geral da IOV World

Secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto e Rainha do Folclore Alemão participaram do evento nos Emirados Árabes Unidos

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis foi representada pelo secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto e coordenador geral do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, e pela Rainha do Folclore Alemão 2018/2019, Morgana Neumann, na Assembleia Geral da IOV World, realizada de 1º a 4 de abril, na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O evento contou com a participação de 163 representações culturais de diversos países, sendo nove participantes do Brasil.

“Cumprimos com sucesso os objetivos da viagem e fomos muito bem recebidos no evento. Entre todas as representações culturais presentes, com certeza, Nova Petrópolis teve grande destaque. Os participantes ficaram encantados com Nova Petrópolis e com o Festival Internacional de Folclore. Acredito que essa relação estreita laços com membros da IOV e renderá bons frutos em um futuro próximo”, avalia o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto e coordenador geral do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares.

O evento contou com três dias de programação no Cultural Palace. Os assuntos relacionados com a IOV - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares foram apresentados no primeiro dia. Soares apresentou Nova Petrópolis com materiais audiovisuais e por meio da fala no 2º dia na assembleia e também aproveitou o momento para entregar a solicitação oficial do  Município para receber o título de Cidade Mundial do Folclore Internacional. “Acredito que com o retorno que recebemos da diretoria da IOV, durante o evento, o nosso título está encaminhado. Agora nos resta aguardar a decisão da organização”, celebra o secretário adjunto.

No 3º dia de atividades, o Festival Internacional de Folclore foi apresentado para os participantes. ”Colocamos o maior evento cultural de Nova Petrópolis novamente na vitrine para grupos internacionais de diversos países que estavam representados na assembleia. Muitos participantes demonstraram interesse em inscrever seus grupos no nosso evento. Esta visibilidade possibilitará uma maior diversidade cultural para as próximas edições do festival”, ressalta o coordenador do evento, Paulo Cesar Soares.

Nova Petrópolis também será avaliada para sediar a próxima edição da Assembleia IOV World, em 2020. “Colocamos o Município e nossas estruturas à disposição para receber este grande evento que reúne diversas representações culturais e possibilita uma visibilidade ainda maior para Nova Petrópolis no âmbito internacional”, enfatiza Soares. A comitiva distribuiu kits com materiais de divulgação de Nova Petrópolis e do Festival Internacional de Folclore para todos os participantes do evento. A diretoria da IOV Mundial também foi agraciada com um livro sobre o evento e a cidade.

O Poder Público custeou a passagem aérea e restituição de despesas do secretário adjunto com um investimento de, aproximadamente, R$ 6.700,00. A estadia, alimentação e traslados foram oferecidos pela organização do evento. A passagem aérea da Rainha do Folclore Alemão foi custeada de forma privada. A Sicredi foi parceira da ação internacional e patrocinou a impressão do livro sobre a cidade e o evento em português e inglês.

 

Morgana Neumann fará parte do Departamento IOV Jovem do Brasil

A participação da Rainha do Folclore Alemão 2018/2019, Morgana Neumann, foi muito elogiada durante o evento. Por todo envolvimento com a IOV nos últimos meses, a soberana foi convidada para assumir uma cadeira junto à entidade e deverá trabalhar no Departamento IOV Jovem, secção Brasil. Morgana aceitou o convite nesta semana, após o retorno da viagem aos Emirados Árabes Unidos.

O 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, na Rua Coberta e Praça das Flores. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Mais informações pelo fone (54) 3281-4064. Confira fotos e vídeos em www.facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore  e www.festivaldefolclore.com.br. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e esta ação faz parte deste projeto.

 

 

Outras Notícias