01/06/2015

Nova Petrópolis combate o câncer bucal

Ação foi realizada sábado, na Rua Coberta...

A equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de combate ao câncer bucal no último sábado, dia 30 de maio, na Rua Coberta, com a Unidade Móvel Odontológica. Realização de exames bucais, orientações com recursos audiovisuais e distribuição de folders explicativos sobre o câncer bucal foram algumas das atividades oferecidas gratuitamente à população.

A ação visou estimular a população a realizar o autoexame e a prevenção ao câncer bucal não só no dia da campanha, mas, sempre. Oito dentistas atendem em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, proporcionando atendimento odontológico regular a toda população.

A secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, acompanhou a atividade realizada na Rua Coberta. “A equipe de Saúde Bucal está de parabéns pela dedicação à promoção da saúde e por oportunizar à população a prevenção de doenças”, disse.

Conforme alerta da equipe odontológica, a prevenção deve ocorrer todos os dias. Ir ao dentista regularmente, ter boa higiene bucal, ter próteses bem adaptadas, ter alimentação saudável, evitar fumo e álcool e expor-se ao sol somente em horários apropriados são formas de prevenir o câncer bucal.

A campanha de combate ao câncer bucal ocorreu durante todo o mês passado, o Maio Vermelho. O Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal foi celebrado em 31 de maio.