09/08/2019

Nova Petrópolis celebra irmandade com Emmelshausen da Alemanha

Lei que declara cidades coirmãs foi assinada dia 7 de agosto pelo prefeito Municipal

A irmandade entre Nova Petrópolis e a cidade alemã Emmelshausen foi confirmada no dia 7 de agosto de 2019, com a assinatura da Lei nº 4.829/2019. O prefeito Regis Luiz Hahn assinou o documento que declara o município situado na Região do Hunsrück, no estado alemão de Rheinland-Pfalz, como coirmã da cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. A assinatura oficial do termo de irmandade entre as cidades será realizada no dia 9 de novembro, durante a visita da comitiva de Emmelshausen a Nova Petrópolis.

O pedido de irmandade foi encaminhado em 2016 pela prefeita de Emmelshausen, Andrea Mallmann. A cidade divide com Nova Petrópolis diversas particularidades, além de estar localizada na região de onde saíram diversas levas de imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul. Relevo, cultura com ênfase em expressões de folclore e canto coral, a linguagem falada do dialeto alemão, a preservação do meio ambiente, o fomento do cooperativismo, arquitetura, entre outros, são algumas das características semelhantes entre as cidades coirmãs.

“Além de nos unirmos a uma cidade que valoriza e preserva os mesmos princípios que Nova Petrópolis, essa irmandade é importante para realização de acordos, facilitar novos investimentos e promover intercâmbios culturais”, enfatiza o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn. Nova Petrópolis também é coirmã de Jablonec nad Nisou, na República Tcheca; Sunchales, na Argentina, e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Município ainda está em tratativas para formalizar a irmandade com Sinop, de Mato Grosso, e com Füssen, da Alemanha.

Saiba mais sobre Nova Petrópolis no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Foto: Marcelo Moura/Arquivo | Comunicação PMNP

Legenda: Comitiva de Emmelshausen visitou Nova Petrópolis em 2015