11/04/2017

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis aderiu ao Sistema de Segurança Integrada do RS

Vice-prefeito e secretário Adjunto da Fazenda representaram o Município...

O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger e o secretário adjunto da Fazenda, Gerson Gebhardt participaram do lançamento do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). O evento ocorreu dia 06 de abril, no Palácio Piratini. Na oportunidade, Nova Petrópolis deu início ao processo de adesão ao SIM/RS.
Oficializaram a cooperação Municípios que já desenvolvem ações em parceria com o Estado, como Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Bento Gonçalves, Montenegro e Cachoeirinha. Pinhal Grande, Esmeralda, Antônio Prado, Tapejara, Fontoura Xavier, Garibaldi, Ibiraiaras, Nova Petrópolis e Imigrante deram início ao processo. Somadas, essas cidades representam 23% da população e 28% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.
Integrar todas as esferas da sociedade no combate à criminalidade e à violência é o propósito do governo do Estado com o lançamento do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). O SIM/RS é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por suas instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor.
O SIM/RS é formado por cinco eixos: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.
A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinarem o termo de cooperação serão interligadas ao Centro Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPs) já existentes nas regiões ou Municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Luiz Chaves e Karine Viana | Palácio Piratini