18/09/2017

Nova Petrópolis abre a Semana Nacional do Trânsito com autoridades e estudantes

Ações educativas mobilizarão futuros condutores de 18 a 24 de setembro...

A Semana Nacional do Trânsito de Nova Petrópolis teve início nesta segunda-feira, 18 de setembro, no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen. Integrantes da comissão organizadora, representantes do Poder Executivo e Legislativo, imprensa e representantes de escolas públicas e privada participaram do ato solene. Na oportunidade, o chefe do posto local da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Fornari, ministrou palestra. A Semana Nacional do Trânsito encerra dia 24 de setembro.
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, contou sua história, relembrando a época em que foi vítima de um grave acidente de trânsito. “Intensificamos as atividades voltadas à mobilização e conscientização para redução de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro. Durante a campanha Maio Amarelo, tivemos a adesão de todas as escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil às ações desenvolvidas. E, agora, de forma pioneira, realizamos a Semana Nacional do Trânsito de Nova Petrópolis voltada ao público do Ensino Médio”, declarou o prefeito Lelo.
O vice-prefeito Municipal e presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Charles Paetzinger, destacou a conscientização dos jovens e o trabalho conjunto para resultados promissores no futuro. O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, declarou que a programação da Semana Nacional do Trânsito de Nova Petrópolis irá priorizar e contemplar cerca de 650 alunos do Ensino Médio.
O major do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), Gilson Wagner de Oliveira Alves, trouxe dados do trânsito e destacou a responsabilidade de todos para estabelecer um cenário melhor. O chefe do posto local da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Fornari, ministrou palestra sobre o cenário nacional e regional, índices e estatísticas anuais, entre outros aspectos.
Dia 19 de setembro, duas palestras serão ministradas por representantes da Brigada Militar, na Escola Bom Pastor. Em data a definir, em virtude da greve e paralisação parcial na escola, também serão ministradas quatro palestras com a equipe do Centro de Formação de Condutores (CFC) de Nova Petrópolis, no Colégio Estadual Padre Werner. Caso este propósito não ocorra na Semana Nacional do Trânsito, as mesmas palestras serão ofertadas posteriormente, em data a definir. Durante as palestras serão apresentados vídeos impactantes sobre acidentes e suas consequências. Principais causas de acidentes, condutas e responsabilidades dos ciclistas, motociclistas, pedestres, passageiros e condutores. Legislação, penalidades, custos e impactos financeiros para quem infringir as normas e a legislação vigente serão temas. Procedimentos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação também serão trabalhados durante as palestras.
A comissão que coordena a programação é composta por representantes da Prefeitura Municipal, da Delegacia de Polícia Civil, da PRF – Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, pelo Centro de Habilitação de Condutores NEOTRAN de Nova Petrópolis e por integrantes do Conselho Municipal de Trânsito.

CRÉDITOS: Marcelo Moura | Comunicação PMNP