01/10/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Natal de Nova Petrópolis terá decoração inspirada em contos dos Irmãos Grimm

“Natal do Imaginário” será temática dos desfiles que integrarão a programação do evento

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha será especial em 2019. Nova Petrópolis cultiva com muito orgulho as tradições germânicas e, para oferecer aos munícipes, visitantes e turistas uma decoração natalina excêntrica, os materiais serão inspirados em cinco contos infantis, três deles dos Irmãos Grimm. O evento contará também com desfiles temáticos que retratarão as histórias em movimento na Avenida 15 de Novembro.

“Decidimos incrementar o Natal de Nova Petrópolis e apostamos em uma decoração linda e que transmita a essência da cidade para os munícipes e visitantes”, enfatiza o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. “Contamos com a parceria de empresas do setor privado para tornar as propostas reais e transformar Nova Petrópolis em um lugar mágico durante a época de maior movimento na Serra Gaúcha”, complementa o secretário Municipal de Turismo Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.

“Hansel e Gretel” (João e Maria); “A Pequena Vendedora de Fósforos”; “O Sapateiro e os Elfos”; “A Protegida de Maria” e “A Fábrica de Natal” são as histórias que irão basear os elementos natalinos decorativos de 2019. Cada conto terá um elemento representativo que será exibido nas rótulas, atrativos turísticos e nos materiais de divulgação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha.

A Bengala Doce representará o conto “Hansel e Gretel” e a Estrela de Luz, que retrata a estrela de Belém, fará referência à história “A Pequena Vendedora de Fósforos”. Para expressar o conto “O Sapateiro e os Elfos” será utilizada a simbologia da Pinha. “A Protegida de Maria” terá como elemento o Anel de Luz em formato de bola de Natal e “A Fábrica de Natal” será retratada em formato de Presente.

A Praça das Flores se transformará durante o Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2019. O Portal da Imigração Alemã será enfeitado com iluminação e presépio. Um letreiro de “Feliz Natal” será exposto no atrativo turístico e a janela da Praça das Flores e a Pirâmide Natalina receberão os elementos dos contos como decoração. A Árvore de Natal será moderna e vazada, com fios e juta dourada, além da iluminação com micro lâmpadas. O Labirinto Verde representará a Coroa do Advento, com a chama das quatro velas iluminadas e juta vermelha no seu entorno.

Os postes de iluminação pública da Avenida 15 de Novembro serão enfeitados com a Estrela de Belém, iluminada. O Portal Jardim da Serra Gaúcha receberá munícipes e visitantes com os elementos dos contos da decoração dispostos no topo da passarela localizada no Morro Korb. Árvores selecionadas também receberão as famosas bolas de Natal e os letreiros da cidade serão decorados com toucas de Natal.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2019 contará também com desfiles que terão como temática “Natal do Imaginário”. Os contos e a história do Natal serão encenados em sete cenas: Aberturas, O Nascimento, A Torre da Rapunzel, A Casa da Vovó/Mamãe Noel, Magia dos Presentes e Papai Noel Chegou. Caminhada das Lanternas, alegorias, bonecos, personagens e crianças irão compor as cenas que contarão com um elenco de cerca de 200 pessoas.

Todas as definições da decoração e do desfile do Natal no Jardim da Serra Gaúcha foram elaboradas pela empresa contratada para fazer o projeto técnico do evento. Os dados serão utilizados para produção do termo de referência para abrir processo de licitação. A empresa vencedora do certame executará o projeto em Nova Petrópolis.

Saiba mais sobre Nova Petrópolis em www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram @prefeituranovapetropolis encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.