20/06/2013

Município repassa verba para reforma de edificações inventariadas

Lei isenta IPTU na área urbana e beneficia zona rural com valor de R$ 3 mil...

O prefeito Régis Luiz Hahn, secretários municipais, secretários adjuntos e representantes do Conselho Municipal de Cultura reuniram-se na última sexta-feira, dia 14 de junho, no Gabinete Oficial, para testemunhar o primeiro repasse para reforma de edificações inventariadas. Renata Petry, proprietária de uma casa enxaimel na localidade de Arroio Paixão foi a primeira beneficiada.
“Agradeço, muito obrigada a todos e parabéns por incentivarem a conservação do patrimônio histórico de Nova Petrópolis”, enfatizou Renata Petry. “Nunca vou destruir aquela casa, não apenas porque moro lá, mas porque era dos meus avós”, valorizou a beneficiada ao reconhecer a importância do repasse para reforma da edificação.
Segundo a secretária adjunta de Cultura, Yedda Leão Michaelsen, a data é histórica. “É o primeiro cheque entregue e outras edificações também serão beneficiadas. Temos mais quatro repasses previstos”, vibrou.
Nova Petrópolis conta hoje com 98 bens inventariados, entre edificações e praças. “A lei prevê isenção de IPTU na área urbana e repasse de até R$ 3 mil na zona rural, sendo que, por ano, temos disponível R$ 15 mil para beneficiar proprietários de edificações inventariadas que desejam reformar os espaços”, explicou a arquiteta Karin Brakemeier, integrante da equipe técnica do Conselho Municipal de Cultura.
“A pessoa deve requerer o benefício para reforma, que é votado pelo conselho. A aplicação do recurso e a reforma recebem o acompanhamento da equipe técnica do Conselho Municipal de Cultura. O setor de Planejamento da prefeitura de Nova Petrópolis fornece as informações necessárias aos interessados.
O prefeito Lelo destacou a importância da preservação e recordou-se quando aprovou o projeto que possibilita tais benefícios aos proprietários de casas invetariadas, quando ainda era vereador.