20/08/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Movimento Nova 2050 está em fase de conclusão

Participação da comunidade é fundamental para concretização do projeto que terá efeitos de médio e longo prazo

O futuro de Nova Petrópolis é objeto de encontros e reuniões desde 2018. O movimento Nova 2050 é conduzido pela Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente e está em fase de conclusão da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e do Plano de Mobilidade Urbana do Município. A previsão é de que, em setembro de 2019, seja concluída a 2ª fase com a entrega do Plano de Mobilidade Urbana de Nova Petrópolis.

A partir da troca de ideais este projeto foi estruturado. Por meio de dois integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) surgiram as primeiras propostas do movimento Nova 2050. O projeto foi levado aos demais componentes do Comtur, quando ganhou forma e contou com o imediato apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Sicredi Pioneira RS e Casa Cooperativa. A união foi o ponto chave para formalizar o Nova 2050, inclusive com contribuições financeiras.

Em fevereiro de 2019 foi dado início ao movimento com reuniões, encontros e oficinas. Para isso, foi definido o grupo de coordenação do projeto que se reúne periodicamente desde o início do movimento até hoje, fazendo a interlocução com a Consultora Cepa e avaliando os trabalhos que envolvem o projeto. Integram a equipe os representantes do Comtur, o presidente Valmor Heckler e o vice-presidente, Claudio José Weber; da Prefeitura de Nova Petrópolis, o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt; o diretor-executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stahl; o presidente da Acinp, Marcos Alexandre Streck, e o presidente da Casa Cooperativa, Mário José Konzen.

De março a julho foram realizadas três oficinas com a participação de representantes de diferentes segmentos da sociedade e da comunidade, expondo os problemas e propondo ideias. A Cepa avalia que “as oficinas e demais estudos já realizados darão origem a um produto final, que ainda não está concluído e que terá efeitos de médio e longo prazo. Desta forma, questões pontuais da atualidade não podem ser relacionadas ao movimento, sob pena de comprometer o trabalho em curso”.

Saiba mais sobre o movimento Nova 2050 na página do facebook.com /projetonova2050. No site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br; na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Legenda: Equipe de coordenação do movimento Nova 2050