10/11/2014

Secretaria de Administração

Mais de 220 pessoas no Pré-lançamento da II Jornada Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes

Palestra abordou temas como automutilação, sexualidade e identidade...

O Pré-lançamento da II Jornada Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes ocorreu na terça-feira, dia 04 de novembro, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). O evento reuniu mais de 220 profissionais de educação, saúde, Conselho Tutelar e comunidade. O tema abordado foi Infância e Juventude em Foco: Violência, Sexualidade e Mídia. A II Jornada é realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com a Rede de Proteção da Infância.

O palestrante da noite foi o professor José Carlos Sturza de Moraes, que atualmente integra a pesquisa 'Conselheiros/as Tutelares em capacitação: perfis e olhares sobre a prática'. É conselheiro do CEDICA/RS, tem interesse por discussões no campo da educação, trabalho, relações de gênero, direitos humanos e políticas públicas voltadas para infância e juventude. A palestra abordou temas como identidade, automutilação e sexualidade. O professor José Carlos Sturza de Morais apresentou assuntos e exemplos do cotidiano aos professores e profissionais da saúde presentes.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jocemara Neves ponderou que “a palestra cumpriu com sucesso o objetivo de conversar sobre o tema do evento. O professor José Carlos apresentou o assunto com muita propriedade”. A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer ressaltou a magnitude dos encontros mensais com diretores das escolas do Município. “É de tamanha importância discutirmos as políticas públicas para criarmos juntos melhorias para as crianças e adolescentes”.

No final da apresentação, o palestrante deixou uma mensagem a todos “O importante é ver em pessoas, pessoas”. A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini finalizou o evento agradecendo. “Obrigada por esse momento de enorme aprendizado e pela presença dos profissionais presentes. Desejo muita reflexão sobre o assunto”, disse ela.

O lançamento da II Jornada de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes deve ocorrer em março de 2015. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) está em processo de planejamento das atividades pertencentes ao Projeto Multiplicadores.