09/05/2017

Secretaria da Fazenda

Lançamento do 4º Festival Sabores da Colônia reúne imprensa e autoridades em Nova Petrópolis

Evento ocorre de 09 a 25 de junho no Parque Aldeia do Imigrante...

Espontaneidade e diversão marcaram o lançamento do 4º Festival Sabores da Colônia que ocorreu na segunda-feira, 08 de maio, no Imperial Parque Hotel. A cerimônia foi conduzida pela simpática Herta e contou com a importante presença da imprensa e de autoridades.
O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt e demais secretários Municipais; o secretário adjunto da pasta, Andreas Rainier Schumann e demais adjuntos; o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo José dos Santos e demais vereadores; o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber; o presidente da ACINP, José Paulo Boelter; o vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, Mario José Konzen; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais de Nova Petrópolis, Luciane Schommer; imprensa local e regional e comunidade participaram do momento.
“O Festival Sabores da Colônia é um evento com enorme potencial de crescimento em Nova Petrópolis”, enalteceu o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger. “A equipe da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio está de parabéns por promover um evento que valoriza o setor primário e oferece à comunidade e aos visitantes o acolhimento fraterno ao visitar o Parque Aldeia do Imigrante durante o Festival Sabores da Colônia e isso é motivo de orgulho para Nova Petrópolis”, complementou Paetzinger.
O Festival Sabores da Colônia trará a Nova Petrópolis a simplicidade e originalidade dos colonos de 09 a 25 de junho, de sexta a domingo, no Parque Aldeia do Imigrante. Durante nove dias de programação, o Jardim da Serra Gaúcha irá proporcionar aos visitantes diversas manifestações culturais, gastronomia típica alemã e atrações com o objetivo de resgatar as tradições germânicas e valorizar os pequenos produtores rurais do Município. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Em 2017, a participação das cervejarias artesanais de Nova Petróplis irá se repetir no evento. Na Aldeia Histórica haverá comercialização de cucas e pães nos fornos à lenha, pastel, Appfelstrudel, Waffel, pão com linguiça, Bretzel, chá, café e café com leite. No Biergarten, jardim da cerveja, haverá comercialização do tradicional chopp e petiscos coloniais. No Salão Tannenwald será servido almoço típico alemão.
Os jogos germânicos divertirão o público do festival. “Pregar o Prego” e “Chopp em Metro” são algumas das modalidades que irão entreter o visitante. Por meio dos jogos germânicos, é retratado o esforço dos primeiros colonizadores para melhorar qualidade de vida na época em que chegaram ao Brasil.
É ao som das bandinhas típicas alemãs, nos passos dos grupos de danças e no entoar dos corais, que os artistas locais mostram costumes e tradições mantidas e encantam todos os visitantes. Apresentações de bandinhas típicas alemãs, grupos de danças e corais irão trazer o melhor da cultura germânica para o palco principal do evento.
O grande diferencial do festival são os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis. Expositores irão comercializar alimentos orgânicos, embutidos diversos, mel, artesanato rural, vinho e suco de uva, biscoitos, plantas, erva mate, produtos agroindustriais, entre outros. Além dos produtos coloniais, o Parque Aldeia do Imigrante conta com 15 expositores de artesanato, malhas, couro, souvenirs e fotos à moda antiga.
O 4º Festival Sabores da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Mais informações pelo fone (54) 3281-1222.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP