03/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Integração marca desfile do Festival Internacional de Folclore

Atividade uniu culturas e tradições na principal avenida de Nova Petrópolis...

As danças, músicas, cores e ritmos que brilham no palco do 42º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis desfilaram pela principal avenida da cidade na tarde deste sábado, dia 02 de agosto. O Desfile de Integração reuniu mais de 600 dançarinos, músicos e artistas na Avenida 15 de Novembro, além de milhares de pessoas, que acompanharam a evolução ao longo do trajeto.
Além da diversidade cultural dos grupos visitantes, como Kuo-shin Chuang’s, de Taiwan; Conjunto Folclórico y Teatral Kallisaya, do Chile; Compañia de Danzas Amanecer Peruano, do Peru; Sarandeiros, de Minas Gerais; Balé Popular Terras Potiguares e Cia de Danças e Cultura Popular Macambirais, do Rio Grande do Norte; Grupo Folklorístico Stella Bianca, de São Paulo; grupos regionais e locais mostraram sua cultura e tradições.
O Desfile de Integração, que este ano tem como tema “Memória e Diversidade: o legado de um povo”, apresenta nove datas que são marcos históricos da imigração alemã em Nova Petrópolis, com a participação de integrantes do Volkstanzgruppe Tannenwald, do CTG Pousada da Serra, do Volkstanzgruppe Freundschftskreis, do Böhmerlandtnzgruppe, do Volkstanzgruppe Edelstein, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, do Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, do Schützenhaus Tanzgruppe e do Grupo de Danças Folclóricas Internacional.
A evolução do desfile reconta a chegada dos primeiros imigrantes, na localidade do Pinhal Alto; a criação da Colônia Provincial de Nova Petrópolis; a contratação do alemão Frederico Michaelsen como professor; a chegada do padre suíço Theodor Amstad, responsável pela primeira Cooperativa de Crédito no Brasil, em Linha Imperial; a chegada dos Muckers na Fazenda Pirajá e sua hostilização pelos colonos locais; a chegada do teólogo alemão Paulo Evers, que instalou-se na Comunidade Evangélica Luterana de Linha Brasil; a inauguração da ponte sobre o Rio Caí, com a presença do presidente Getúlio Vargas; a emancipação de Nova Petrópolis, em 1954; e, por fim, o início do Festival de Folclore, que hoje está em sua 42ª edição, sendo marcado pela diversidade que une povos e culturas em Nova Petrópolis.
O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis terá três Desfiles de Integração. O primeiro ocorreu dia 26 de julho, o segundo dia 02 de agosto e o terceiro será dia 10 de agosto, no último dia de evento.
Todas as atividades previstas na programação do evento são gratuitas. O 42º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.