17/03/2015

Implantação das câmeras de videomonitoramento avança em Nova Petrópolis

Administração Lelo e Gregor assumiu este compromisso com a segurança pública...

Monitoramento eletrônico por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos do Município. Este é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Regis Luiz Hahn e vice-prefeito Gregor Hermann em seu plano de governo. Para tanto, honrando o compromisso assumido, a implantação das câmeras de videomonitoramento avançam em Nova Petrópolis.

A chegada de equipamentos e a conclusão das obras de adequação na sede da Brigada Militar tornam cada vez mais próxima a execução do projeto de monitoramento eletrônico por meio de câmeras. “Nunca desistimos desse objetivo. Trabalhamos sério, desenvolvemos um ótimo projeto e fomos à luta. Entregamos pessoalmente toda a documentação aos responsáveis no Governo do Estado. Assumi este compromisso com a comunidade durante a campanha e agora estamos vendo, a cada passo concluído, a palavra que dei sendo cumprida”, disse o prefeito Lelo.

A operação e o armazenamento das imagens será realizada pela Brigada Militar de Nova Petrópolis. Para tanto, foram necessárias obras de adequação no prédio. “Foi necessário adequarmos salas para receber os equipamentos de videomonitoramento. Tais adequações serão finalizadas na próxima semana e o custo foi de R$ 8 mil, pagos com recursos próprios. Após a finalização das adequações entra a equipe de lógica, para instalar a fiação até as salas e nas ruas”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Tatjana Kaiser.

O diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública (SStP-RS) do Estado do Rio Grande do Sul, Alciomar Goersch e seu assessor, Paulo Roberto Fioravante estiveram na sede da Brigada Militar nesta terça-feira, dia 17. Na oportunidade, puderam conhecer a sede da corporação, ver o andamento das obras e saber como se dará o videomonitoramento por câmeras em Nova Petrópolis. “Vocês estão de parabéns, Brigada Militar e Prefeitura Municipal trabalhando juntos em prol da segurança. Vocês são exemplos, contem conosco”, declarou Goersch. Autoridades militares e municipais acompanharam a visita.

Serão instaladas cinco câmeras de videomonitoramento, sendo duas nos acessos ao Município e outras três na área central, próximo a região bancária. Os equipamentos de videomonitoramento foram locados pela administração municipal que, além disso, adquiriu fibra óptica, que será utilizada para a transmissão de dados das câmeras, bem como interligar a rede de computadores da Prefeitura Municipal.

“Nesta quinta-feira, dia 19 de março, teremos uma reunião com a equipe da empresa Digitaltec para ver detalhes de como ocorrerá a instalação dos equipamentos nas ruas”, adiantou o diretor de Departamento de Tecnologia e Informação da prefeitura de Nova Petrópolis e responsável técnico do projeto de videomonitoramento, Gerson Gebhardt.

A interferência do prefeito Regis Luiz Hahn e do vice-prefeito Gregor Hermann junto às autoridades estaduais da época foi determinante para o sucesso, aceitação e aprovação do projeto. O então secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, destacou que "quando os municípios têm uma relação direta com o Governo do Estado, as ações acontecem de forma mais agregada e intensa".

Como o projeto acontece:

O projeto técnico de câmeras de videomonitoramento desenvolvido pelo diretor de Departamento de Tecnologia e Informação da prefeitura de Nova Petrópolis e responsável técnico do projeto de videomonitoramento, Gerson Gebhardt, foi entregue pelo prefeito Lelo no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio Grande do Sul, em agosto de 2014. Em setembro seguinte, o projeto foi aprovado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS).

O convênio para a implantação do sistema de videomonitoramento foi firmado em outubro de 2014, na Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), em Porto Alegre. O prefeito Regis Luiz Hahn, o secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Aloisio Michels e o comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes assinaram o documento à época.

Em dezembro passado, o prefeito Lelo e o representante da Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços assinaram o contrato para a locação e instalação da infraestrutura necessária para a captação, transmissão, recepção, gravação, monitoramento, processamento e armazenamento das imagens das câmeras. O investimento para a instalação do sistema de videomonitoramento, no valor de R$ 290.437,08, está sendo pago com recursos próprios da administração municipal.