20/05/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

História de Nova Petrópolis é evidenciada na Semana dos Museus

Na 11ª Semana Nacional dos Museus, dos dias 13 a 19 de maio, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, em parceria com as Cooperativas Piá e Sicredi, Casa Cooperativa e museus municipais, promoveu um dia de visitação aos atrativos históricos de Nova Petrópolis. Ao todo, cinco museus da cidade foram visitados no sábado (18), por um grupo de 20 pessoas, formado por moradores de Nova Petrópolis, Dois Irmãos, Sarandi e Portão. O intuito da atividade era difundir a riqueza histórica dos museus municipais.
Guiados pela diretora do Museu Municipal de Nova Petrópolis, Rejane Scheid, a primeira parada do passeio foi no Supermercado Piá, às 8h30, onde o funcionário da Cooperativa Agropecuária Piá, Jonatas Schumann, fez uma explanação sobre a história da cooperativa. Após o breve relato histórico, o grupo embarcou em um ônibus que os levou ao Museu Municipal, localizado no Parque do Imigrante. No local, Rejane apresentou algumas curiosidades históricas de Nova Petrópolis e conduziu o grupo pelos aposentos do Museu.
Os integrantes do grupo foram apresentados ao acervo do museu, composto por instrumentos musicais, vestimentas, documentos, aparelhos eletrônicos, fotografias, móveis e diversos outros itens que traçam uma linha temporal desde as origens de Nova Petrópolis até os dias atuais. A terceira parada da visitação foi no Museu Caixa Rural, em Linha Imperial.
O vice-presidente da Sicredi Pioneira, Mário José Konzen, grande conhecedor da história do cooperativismo de crédito, e da vida do Padre Amstad, conduziu os participantes da visitação a uma verdadeira viagem no tempo no Museu Caixa Rural. A visita se estendeu à Praça Theodor Amstad, onde Mário contou sobre a vida de Padre Amstad, emocionando os presentes. A gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, Carla Cristiane Ferreira, sempre envolvida com a cultura, também acompanhou a visita.
O Museu Comunitário de Pinhal Alto foi visitado em seguida. O bom estado de conservação dos objetos e móveis antigos da casa só confirma a preocupação que existe em preservar a herança dos antepassados. Para a professora de História, Maria Bernadete Rodrigues de Oliveira, de 53 anos, da cidade de Portão, o compromisso que Nova Petrópolis tem com sua cultura é louvável, “A cultura é o berço da educação, e essa cidade está de parabéns pela dedicação em manter viva essa cultura tão rica que possui”, destacou.
Do Pinhal Alto, o grupo foi para a Linha Brasil, mais precisamente na Escola Bom Pastor. Após um almoço, os participantes foram até o Museu Pastor Paulo Evers, onde ouviram a história da vida do pastor, fundador da Escola Bom Pastor, que dá nome ao museu, contada pela própria filha dele, a professora Ilse Evers Gans. A irmã da professora Ilse, Elizabeth Evers, também esteve presente.
O juiz de trabalho Volnei Mayer, 43 anos, de Nova Petrópolis, levou a esposa e os filhos para o roteiro histórico, “Trouxe a família toda para conhecer a história dessa cidade que nos acolheu tão bem. Interesso-me muito pelas origens do cooperativismo”, revelou. De acordo com sua esposa, a dona de casa Inês Mayer, de 42 anos, o passeio serviu de incentivo para os filhos, “Eu gosto muito dessa parte histórica, e quero que meus meninos também gostem”, disse. Para os filhos do casal, Vinícius, de 7 anos, e Volnei Júnior, de 9 anos, o mais interessante do passeio foram os objetos antigos que viram.
Acompanhados pelo diretor de Eventos Culturais da Prefeitura de Nova Petrópolis, Éderson Moreira dos Santos, o grupo visitou o Museu de Família Hillebrand, última parada do roteiro. Ovídio Hillebrand discorreu de forma dinâmica sobre os feitos de seus antepassados, cativando os participantes. A visita se estendeu até próximo das 16h, quando o grupo retornou ao centro de Nova Petrópolis.