17/06/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Grande público prestigia 2º fim de semana do Festival Sabores da Colônia

Show com Os 3 Xirús e atrações culturais movimentaram a Rua Coberta e Praça das Flores

A 6ª edição do Festival Sabores da Colônia já é sucesso em Nova Petrópolis. O 2º fim de semana do evento contou com grande público e atrações especiais para os turistas e visitantes. O festival prossegue dias 20, 21, 22 e 23 de junho, das 10h às 19h, na Rua Coberta e Praça das Flores. A entrada é franca.

"Estamos muito felizes com a 6ª edição do Festival Sabores da Colônia e com a participação do público nos dois primeiros finais de semana. O clima também colabora bastante para sucesso desse evento que tende a crescer cada vez mais porque enaltece a autenticidade e essência do nosso interior e da nossa cultura", destaca o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.

O Baile da Terceira Idade com show do Grupo Os 3 Xirús foi a grande atração do Festival Sabores da Colônia na sexta-feira, 14 de junho. Os integrantes do grupo, Bruno Neher, Clair Damin e Jauri Garcia, animaram os participantes do evento com os sucessos musicais “Salve a Terceira Idade”, “Burro Apaixonado”, “Vaquinha Preta”, entre outros.

Os alimentos arrecadados no baile foram destinados às Escolas de Educação Infantil do Município. O secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio, Gilnei Mücke, e a coordenadora do Festival Sabores da Colônia, Ana Carla Freitas fizeram a entrega dos donativos para o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz. A coordenadora Municipal das Políticas Públicas do Idoso, Lúcia Verônica Schmitt, e o cantor do Grupo Os 3 Xirús, Bruno Neher, participaram da entrega.

No sábado, a Herta e os mascotes do Festival Sabores da Colônia, Otto e Anna, comandaram a prova de “Debulhar Milho”, dos Jogos Coloniais. Bandinha Típica, canto coral e os grupos de Danças Folclóricas Sonnenschein e Volkstanzgruppe Freundschaftskreis apresentaram a cultura germânica evidenciada em Nova Petrópolis no palco do evento.

Em 2019, o Festival Sabores da Colônia recebeu o 2º Encontro de Orquestras e Bandas, organizado pelo Departamento Municipal de Cultura, no domingo. A Orquestra Jovem Municipal, a Banda Municipal e a Orquestra de Sopros, de Nova Petrópolis; a Banda Musical Auxiliadora, de São Leopoldo, e a Orquestra Municipal, de Salvador do Sul, encantaram o público com músicas de diversos estilos. O CTG Pousada da Serra encerrou a programação do evento no domingo, com a apresentação das Invernadas Infantil e Juvenil.

As Bandinhas típicas e as oficinas “Criação de Abelhas sem Ferrão”, “Piquenique na Mesa” e “Culinária Sabores da Colônia” também integraram a programação do 2º fim de semana do evento. No domingo, o chef do Valle Rústico, de Bento Gonçalves, Rodrigo Bellora, comandou a oficina de degustação “Piquenique na Mesa”. O chef de cozinha, professor e consultor da área de gastronomia, Sanderson Breschorner, e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) conduziram as outras oficinas culinárias e o produtor Orlando Morschel falou sobre a manutenção de colmeias.

Queijo, mel, geleia, vinho, sucos, cucas, pães e biscoitos são alguns dos produtos comercializados pelas 12 agroindústrias familiares presentes no evento. O visitante ainda pode saborear petiscos coloniais, Waffel, Bretzel, Kartoffelküchelchen, pão com linguiça, pastel, chá, café, café com leite e muitas outras delícias da Serra Gaúcha, além das variedades de chopp das cervejarias artesanais. Pinhão, pipoca, embutidos diversos, erva mate, artesanato, entre outros produtos também estão presentes no evento e custam de R$ 5 a R$ 36.

O 6º Festival Sabores da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento conta com o patrocínio de Sicredi e apoio da Rota Romântica e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mais informações pelo fone (54) 3281-1222 ou eventos@novapetropolis.rs.gov.br.

Para mais informações sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Confira a programação do último fim de semana do Festival Sabores da Colônia:

20/06 - Quinta-feira

13h às 15h - Acústico Jorge Flores

16h - Volkstanzgruppe Tannenwald

18h - Oficina Culinária Sabores da Colônia

21/06 - Sexta-feira

10h às 17h - Bandinha Típica Alemã

17h às 19h - Acústico Leebe

22/06 - Sábado

10h às 11h - Bandinha Típica Alemã

13h30min - Oficina Culinária Sabores da Colônia

14h15min - Jogos Germânicos - Prova: Pregar o Prego

14h - Caminhada Solidária - Saída na Rua Coberta - Trajeto 13 km - Inscrição: 1 kg de alimento não perecível - Informações: (54) 9-9612-3507 - Apoio: Equipe Uaná

14h30min - Encontro com a Herta - Curto Arte Companhia de Teatro

15h30min - Böhmerlandtanzgruppe

17h30min às 19h - Acústico Kael

23/06 - Domingo

10h às 11h - Bandinha Típica Alemã

13h30min - Lustige Volkstanzgruppe Bergtal

14h15min - Jogos Germânicos - Prova: Chopp em Metro

14h30min - Encontro com a Herta - Curto Arte Companhia de Teatro

15h30min - Canto Coral

16h30min - Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis

18h - Oficina Culinária Sabores da Colônia

19h - Encerramento

Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.