16/05/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Germanidade em destaque até 28 de maio em Nova Petrópolis

15ª Semana Nacional dos Museus e 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos iniciaram dia 13...

Nova Petrópolis deu início a dois eventos de relevância para as manifestações culturais no sábado, 13 de maio. "Germanidade” é o tema do 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos e da 15ª Semana Nacional dos Museus. A temática foi inspiração de artistas que produziram obras de artes e esculturas e foram premiadas na presença de autoridades e da comunidade no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt.
O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o secretário adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Luciane Schommer e conselheiros; vereadores de Nova Petrópolis e comunidade em geral participaram do momento.
“A 1ª edição do evento contou com mais de mil crianças envolvidas e 47 trabalhos inscritos. Estamos muito contentes com o sucesso desse evento que preconiza dar oportunidade às manifestações culturais e a participação da sociedade civil e dos alunos demonstra o quanto temos pessoas talentosas em Nova Petrópolis”, enalteceu o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.
As obras inscritas foram avaliadas dia 12 de maio pelas professoras de Educação Artística, Karla Stocker Pinto e Madia Bertolucci, esta também artista caxiense e pela artista plástica e professora de desenho, Angélica Shigihara de Lima no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt. Originalidade, domínio da técnica escolhida, composição e fidelidade do tema escolhido foram os critérios avaliados nas obras. As peças dos três primeiros colocados de cada categoria estão expostas no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt até 28 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. A exposição também fará parte da 15ª Semana Nacional dos Museus.
“As obras demonstraram muitas simbologias, beleza, criatividade e sensibilidade. A arte nasceu para ser vista e para provocar sensações e as obras que avaliamos nos despertaram esses sentimentos. Estamos honradas em participar da 1ª edição do evento e maravilhadas por avaliar tantos trabalhos de qualidade”, destacaram as juradas.
Os estudantes classificados e os vencedores da sociedade civil e estudantil no 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos farão um passeio ao MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli) e ao Museu Iberê Camargo, ambos em Porto Alegre, em data a ser confirmada, como premiação.
Em 2017, a 15ª edição da Semana Nacional dos Museus terá como temática “Museus e histórias controvérsas – Dizer o indizível”. “Os sete Museus em Nova Petrópolis estão abertos durante o período do evento para receber os visitantes e esta é uma ótima oportunidade para conhecer a Germanidade presente em cada localidade do Município”, enaltece o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.
No dia 26 de maio, às 19h30min, o Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt sediará a 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto. O evento é uma promoção do coletivo de Fotografia, Cinema e Vídeo do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Departamento de Cultura.
Confira os vencedores do 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos:
Nome da Obra: As Cores de Nova Petrópolis
Autor: Stella Kelly Moraes Andrade