Secretaria de Turismo e Cultura
Espaço Letras & Artes promove artistas locais além da dança
O Festival Internacional de Folclore é uma vitrine generosa da cultura de Nova Petrópolis. Conhecido majoritariamente pelas apresentações de grupos regionais, nacionais e internacionais, que trazem a dança como manifestação cultural, ele vai além e impulsiona expressões culturais diversas em diferentes cenários, que não se limitam apenas aos palcos.
Um desses locais é o Espaço Letras & Artes, um lugar onde escritores locais e artistas se encontram para celebrar as artes visuais e a literatura. Localizado na acolhedora casa enxaimel, no deck do Labirinto Verde, o Espaço conta com 17 artistas envolvidos ao longo do Festival Internacional de Folclore, em uma escala de revezamento, expondo seus trabalhos e recebendo visitantes diariamente, sempre das 10h às 17h. Uma dessas artistas é a escritora gaúcha Helena Klein. Para ela, que também é agente cultural, o Festival atua como um catalisador da cena cultural local. "Quando o mundo inteiro vem até aqui para ver danças, trajes e canções, acaba também acessando nossos livros, nossos autores. Há um campo simbólico que se amplia: é como se o Festival abrisse uma janela e dissesse — 'aqui, há muito mais do que coreografias; há narrativas que nascem dessa terra, com escritores premiados e obras que saem daqui para viajar para outros lugares'", celebra.
Quando se fala em artes visuais, a escultora Jania Maristela Bloedorn também enxerga esse valor no Festival. "É um evento que celebra toda a diversidade cultural e recebe grupos de várias regiões e países, criando oportunidades para que possamos mostrar nosso talento e identidade. Somos gratos por fazer parte de algo que conecta culturas por meio da arte", diz. A artista, que realiza trabalhos em terracota, vê o Festival como uma oportunidade de divulgação. "Quem vem até aqui conhece um tipo de arte que não sabia que existia em nossa cidade. É gratificante", pontua.
A visibilidade que o Festival proporciona a artistas locais também é notada por José Francisco de Souza Esteves, o AME. Responsável por uma oficina de arte urbana há 13 anos, ele acredita que o evento possibilita a troca com outros artistas: "É uma oportunidade de ser apresentado à comunidade, porque pouco se conhece das produções locais e dos projetos culturais da cidade. Ainda precisamos melhorar muito nesse quesito, mas o primeiro passo foi dado", atesta.
Festival continua até o dia 3, com a presença de grupos locais
Carregando a alcunha de "Internacional", o Festival de Folclore continua valorizando, ano após ano, os grupos folclóricos locais, que ajudaram a escrever a história do evento. Com apresentações previstas para o último final de semana com o corpo infantil de dança, o GDF Internacional de Nova Petrópolis vê no Festival um compromisso sério de levar aos moradores da cidade experiências que os surpreendam. Participantes desde a primeira edição do Festival, o GDF presenciou, ao longo de cinco décadas, as transformações do evento. "Ao subir ao palco, temos o sentimento de entregar o nosso melhor para o público interno, porque os moradores de Nova Petrópolis já conhecem nosso trabalho, já conhecem nossas manifestações. Para nós, os dançarinos que vêm de outras regiões, tanto nacionais quanto internacionais, são exemplos de entrega e conhecimento. Aprendemos muito com os grupos que vêm de fora", aponta Gabriela Rodenbusch, presidente do Grupo.
O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e com apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Conta com patrocínio master de Dakota - ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira; patrocínio de Supermercados Andreazza, Randoncorp, Banrisul, Suibom, Gula Alimentos, CORSAN - Nossa natureza movimenta o Rio Grande, DGT Monitoramento, Cervejaria Edelbrau e Cervejaria Traum; além de apoio de Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, Digi Sonorizações, Eletrosom, Cristal Malhas e ExpoNovaTech.
Serviço:
O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando: Até 3 de agosto
Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis
Quanto: Entrada franca
Programação completa: no site