02/05/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Festimalha 2019 inicia oficialmente em Nova Petrópolis

Abertura ocorreu dia 1º de maio com a presença do governador do Estado

A abertura oficial do 30º Festimalha ocorreu na quarta-feira, 1º de maio, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Autoridades, imprensa, patrocinadores, malheiros, comunidade e visitantes prestigiaram a cerimônia. O Festimalha 2019 prossegue até 9 de junho, de quintas a domingos, das 10h às 19h, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Envolvimento é a palavra chave do 30º Festimalha, uma edição comemorativa marcada por uma trajetória de crescimento, inovação e muito trabalho cooperativo.

O governador do Estado, Eduardo Leite; o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn e a primeira-dama, Marion Spier Hahn; o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara; os deputados Estaduais, Elton Weber, Kelly Moraes e Neri O Carteiro; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Marcos Alexandre Streck e o diretor do Departamento de Malharias da ACINP, Márcio Kny, foram algumas das autoridades presentes na solenidade. A Banda Municipal de Nova Petrópolis abrilhantou a cerimônia.

O prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, enalteceu o trabalho realizado pelos malheiros. “Certamente, os visitantes do Festimalha terão produtos de qualidade, feitos com muita dedicação pelos nossos malheiros, pessoas que dedicam, muitas vezes, um ano inteiro de trabalho a este grandioso evento. Que venha o frio, o público e as compras. Vida longa ao Festimalha”, desejou o prefeito de Nova Petrópolis.

“Gostaria de assinar, por Decreto, o início do frio; mas, este poder o governador não tem. No entanto, reafirmo o compromisso com a redução da burocracia, da carga tributária e de melhorias para a logística. Metade do imposto pago por vocês não volta em investimentos, pois, está comprometido com o sistema previdenciário. Precisamos dar espaço para quem quer empreender”, declarou o governador do Estado, Eduardo Leite. “Abrir o Festimalha no Dia do Trabalhador é um exemplo da nossa vocação. Aqui estão presentes nossos grandes valores. As malhas aquecem, mas, o calor humano de Nova Petrópolis aquece o coração das pessoas e é o que move esta capacidade produtiva e o empreendedorismo do povo gaúcho”, finalizou Leite ao desejar sucesso ao evento.

Três malharias que participam da feira desde a 1ª edição foram homenageadas pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) na solenidade de abertura. A homenagem de Expositor Festimalha 30 Anos foi feita para Carícia Malhas, Nilsi Tricot e Malhas Imperial. “Trinta anos ininterruptos de Festimalha carregam muita história, sucesso e dedicação. Se hoje o Festimalha é a maior feira de malha tricot do Brasil é porque muitas pessoas se envolveram com o evento. O nosso agradecimento e reconhecimento a todos está representado nesta singela e justa homenagem”, destacou o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck.

Após o descerramento da fita, autoridades visitaram os estandes da feira. As Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck, participaram da solenidade oficial de abertura do 30º Festimalha. As soberanas anteciparam o convite para o 47º Festival Internacional de Folclore ao governador do Estado.

O 30º Festimalha reúne 66 expositores, sendo 47 malheiros locais, 13 pontos gastronômicos e seis de acessórios. Saiba mais: www.festimalha.com.br Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP e Mauro Stoffel