01/10/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Feira do Livro de Nova Petrópolis foi um espetáculo de cultura

Evento cultural reuniu um público de aproximadamente 17 mil pessoas...

Durante cinco dias, a Rua Coberta de Nova Petrópolis se encheu de cultura com as atrações da 20ª edição da Feira do Livro. O evento, que tinha o tema “O mundo encantado dos livros”, reuniu um público de aproximadamente 17 mil pessoas durante seus cinco dias. Quem visitou a Feira do Livro teve a oportunidade de interagir com escritores, adquirir livros, participar de rodas de leitura e contações de história, além assistir a peças de teatro, apresentações de dança e shows musicais.
A Feira do Livro deste ano foi agraciada com a presença dos escritores Antonio Schimeneck, Christian David, Paula Taitelbaum, Susi Heckmann, Eduardo Bueno e Olivio Ribeiro, que interagiram com o público na Rua Coberta. As peças teatrais “Deu a Louca no Mundo da Imaginação” e “O Mágico de OZ”, do grupo Curto Arte, “A Máquina do Tempo”, do grupo Oigalê, além das peças “Tio Gordo e a Carta Misteriosa” e “O Labirinto dos Sentimentos”, do grupo 2 por 2, trouxeram arte e diversão para a Feira do Livro.
O público visitante também pôde adquirir livros nos estandes da DS Livros, Livaria Pesquisa, Livraria Baronesa, Livraria Notre Dame e Seicho No-Ie, que ficaram abertos durante todo o evento. Além dos estandes das livrarias, a Rua Coberta contou um espaço da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal e Secretaria de Saúde e Assistência de Nova Petrópolis, com participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Primeira Infância Melhor.
O Centro Cultural do SESI, que funcionou na Rua 7 de Setembro durante a Feira do Livro, foi uma novidade da edição 2014 do evento. No espaço, que disponibilizou um acervo de aproximadamente três mil títulos para consulta gratuita, houve contação de histórias e exibição de filmes temáticos. O Baú da Leitura, ação desenvolvida pela Biblioteca Pública Municipal, também foi atração na Rua Coberta.
As apresentações de danças protagonizadas pelos grupos Ginástica e Ballet da Escola Augusto Guilherme Gaedicke, Volkstanzgruppe Tannenwald Infantil, Danças Folclóricas da APAE, Danças Criativas Regina Nienow e Danças Folclóricas Internacional da Sede – Infantil, enriqueceram ainda mais o evento no aspecto cultural.
Para a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, a Feira do Livro de Nova Petrópolis primou pela versatilidade da programação, atraindo um público diverso para a Rua Coberta. “Esse evento mostrou quanta cultura temos em Nova Petrópolis. Tivemos muita literatura, música, dança e espetáculos culturais. Conseguimos atrair desde crianças até idosos e isso nos deixou muito felizes”, destacou Cíntia.
Não faltaram atrações musicais na Feira do Livro 2014. O grupo de Liras da Escola Luiz Loeser deu início às apresentações de música no evento, ao tocar na solenidade de abertura da feira, realizada no dia 24 de setembro. O grupo de Cultura Nativa Alma Serrana, da Escola Bom Pastor e a Escola de Música Cantos e Contos também se apresentaram no palco da Rua Coberta.
O plenarinho da ACINP foi palco para o recital de Canto Mezzo-Soprano, com Angela Diel e o Pianista Fernardo Rauber. A dupla Luciane e Elena também levaram sua música na Rua Coberta. No domingo, 28 de setembro, último dia da feira, o Acústico Dama e a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis subiram ao palco da Rua Coberta no palco da Rua Coberta, apresentando belas canções.
A 20ª Feira do Livro de Nova Petrópolis encerrou com o show especial de da banda Estado das Coisas, que apresentou com maestria o show “Rock de Galpão”. Os músicos conquistaram o público com suas versões rock de conhecidas músicas gaúchas.