21/02/2017

Estado quita dívida com Hospital Nova Petrópolis

Governo garantiu R$ 200 milhões para quitar dívidas com hospitais...

O governador José Ivo Sartori e o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciaram nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, a quitação de dívidas do Estado com hospitais. Em 2016, ficaram pendentes R$ 276 milhões, que começaram a ser pagos no mês de janeiro deste ano. Foi feito o repasse total de R$ 76 milhões a 167 hospitais que prestam atendimento pelo SUS. Os 49 restantes serão pagos por meio de uma linha de crédito do Funafir - Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem Fins Lucrativos.
Cerca de 50 hospitais filantrópicos, públicos e santas casas do Rio Grande do Sul receberão, a partir de 20 de fevereiro, mais R$ 200 milhões referentes a repasses de incentivos estaduais pendentes. Com isso, o governo do Estado liquida as dívidas com as instituições que somavam R$ 276 milhões desde 2016. O anúncio ocorreu em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.
Nova Petrópolis esteve representada no ato pelo prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn; pela secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota; pela presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), mantenedora do Hospital Nova Petrópolis, Ercia Zang Michaelsen e pela diretora administrativa do HNP, Naira Sauter Seibt.
De acordo com a direção do HNP, Nova Petrópolis já recebeu o valor de aproximadamente R$ 307.200,00, referente aos pagamentos que estavam em atraso de abril, maio, junho e dezembro de 2016. “Este ato público foi para formalizar a quitação das dívidas do ano passado. Janeiro de 2017 ainda está em aberto, não recebemos”, esclareceu Naira.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Karine Viana/Palácio Piratini