20/08/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Departamento de Cultura realizou primeira edição do Conhecendo o Patrimônio Fotografando

Participantes visitaram locais históricos da localidade de Nove Colônias

O Departamento Municipal de Cultura promoveu, na manhã de sábado, 17 de agosto, a primeira edição do "Conhecendo o Patrimônio Fotografando”. A atividade, alusiva ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado na mesma data, reuniu cerca de 20 participantes, de cidades como Caxias do Sul, Venâncio Aires, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. Os caminhantes percorreram a localidade de Nove Colônias, fotografando e conhecendo a história local.

O grupo de participantes, que contou com a presença do secretário Municipal adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, partiu de ônibus da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, às 08h30min, com destino a  Nove Colônias. A localidade foi percorrida a pé pelos participantes, que tiveram a oportunidade de fotografar os patrimônios histórico culturais e aprender sobre a história da região.

O roteiro incluiu visitas na Casa Sander, onde foi realizada uma visita à Agroindústria Familiar e também local ao primeiro cemitério da comunidade. Na Casa de Pedra, o grupo foi apresentado à história da construção por seus proprietários. A Igreja Luterana de Nove Colônias, construída em técnica enxaimel e patrimônio tombado, também foi visitada. Finalizando o roteiro, os participantes foram recebidos na propriedade Verde Vale, onde aprenderam a fazer cuca caseira e ouviram histórias sobre a imigração alemã em Nova Petrópolis.

Para o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, a primeira edição da atividade superou as expectativas. “Houve muita troca de conhecimento, visitando esses atrativos históricos de Nova Petrópolis. Praticamente todos os participantes pediram que fossem realizados mais eventos nesses mesmos moldes. Já estamos pensando em novas atividades como esta que vão aliar fotografia, caminhada e conhecimento”, adiantou Soares.

Acessando o site oficial da Prefeitura de Nova Petrópolis, www.novapetropolis.rs.gov.br, você se informa sobre as atividades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Na página facebook.com/novapetropolisrs você encontra fotos, vídeos e mais informações das ações desenvolvidas pela Administração Municipal. Siga também o instagram da Prefeitura de Nova Petrópolis: @prefeituranovapetropolis.