18/04/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Departamento de Cultura de Nova Petrópolis promove três eventos em maio

15ª Semana Nacional dos Museus, 1º Salão de Artes Plásticas e 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto ocorrem simultaneamente...

O Departamento de Cultura de Nova Petrópolis promove três eventos em um mesmo período, durante o mês de maio. A 15ª Semana Nacional dos Museus e o 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos ocorrem de 13 a 28 de maio com a temática Germanidade. A 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto será realizada dia 26 de maio.
A 15ª Semana Nacional dos Museus terá como tema, em 2017, “Museus e histórias controvérsas – Dizer o indizível”. Nesta proposta, o Museu Histórico Municipal, localizado na Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante, ressaltará o patrimônio imaterial sob o viés da Germanidade. “Teremos plaquinhas com expressões do dialeto alemão para que as pessoas possam segurar e fotografar”, explicou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares. “Temos sete Museus em Nova Petrópolis, será uma boa oportunidade para visitá-los e conhecer a Germanidade presente em cada localidade do Município”, reforçou.
Em uma iniciativa inédita, o Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais de Nova Petrópolis, promovem o 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos, de 13 a 28 de maio, no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt. Estudantes e sociedade civil podem participar do evento que terá como tema a Germanidade. Desenho, pintura e escultura são as modalidades, sendo que, cada participante poderá inscrever uma obra original e concorrer em uma categoria. O 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos foi idealizado pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais de Nova Petrópolis.
Integrantes da sociedade civil podem se inscrever para participar do 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos na Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva. Os critérios para seleção das obras inscritas serão originalidade, domínio da técnica escolhida, composição e fidelidade do tema escolhido.
O julgamento será realizado no dia 12 de maio, no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt. A comissão julgadora será composta por três pessoas de reconhecida competência na área das artes plásticas e visuais do Rio Grande do Sul. Serão julgados e premiados os três primeiros lugares de cada categoria e grupo.
Todos os estudantes classificados e os vencedores da sociedade civil e estudantil no 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos farão um passeio ao MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli) e ao Museu Iberê Camargo, ambos em Porto Alegre, em data a ser confirmada, como premiação. Todos os participantes selecionados pela comissão julgadora receberão certificados.
A abertura oficial do 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos será realizada no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt, no dia 13 de maio, às 09h30min. O espaço permanece aberto à visitação até o dia 28 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. A exposição fará parte da 15ª Semana Nacional dos Museus.
No dia 26 de maio, às 19h30min, o Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt sediará a 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto.