04/11/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Conselho de Alimentação Escolar de Nova Petrópolis presente em Encontro Regional de Conselheiros

Prefeitura de Nova Petrópolis auxiliou conselheiros com transporte para evento...

O Conselho da Alimentação Escolar (CAE) de Nova Petrópolis participou do Encontro Regional de Formação de Conselheiros, realizado em Porto Alegre pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da UFRGS, em parcercia com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nos dias 21 e 22 de outubro. O evento, que ocorreu no Master Perimetral Hotel, reuniu aproximadamente 40 conselheiros de cidades como Porto Alegre, Canela, Parobé e Igrejinha, além de Nova Petrópolis. No encontro, foram tratatos assuntos como a legislação do CAE, o papel do conselho nos municípios e qual o procedimento que deve ser adotado na prestação de contas.

A  prefeitura de Nova Petrópolis auxiliou o CAE com o transporte das conselheiras Dóris Cristiane Blauth e Andréia Duarte, além da presidente do conselho, Liriane Kintschner, que participaram do evento, no qual tiveram a oportunidade de dialogar com CAEs de outros municípios. Para a presidente Liriane, o encontro ampliou os conhecimentos sobre o papel do CAE. “Tivemos a oportunidade de conversar com outros conselheiros. Essa experiência agregou conhecimentos sobre a função que desempenhamos enquanto conselho”, disse.

"Estas formações sempre são válidas para ampliar conhecimentos, esclarecer dúvidas, conhecer a realidade de outros municípios e trocar experiências, assim, surgem novas idéias para executar ações e tornar o CAE cada vez mais ativo", ponderou a nutricionista Nádia Blauth, do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE e assessora da merenda escolar de Nova Petrópolis.

O CAE de Nova Petrópolis foi criado no ano de 1995, com o objetivo de assessorar a administração municipal na aplicação do Programa Municipal de Alimentação Escolar, além de garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino. O conselho é constituído por 14 membros e conta com representantes do poder executivo, trabalhadores da área da educação, pais de alunos e entidades civis organizadas.