10/09/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Concurso literário da Feira do Livro de Nova Petrópolis abordará a inclusão

Estudantes de todas as escolas do Município podem participar do projeto Escritores do Amanhã

O Escritores do Amanhã, concurso literário criado em 2017 pelo Departamento Municipal de Cultura, fará parte das atividades da 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e terá como tema de redação “Inclusão e Aceitação”. A 3ª edição do projeto literário é aberta para estudantes de todas as escolas de Nova Petrópolis e contará com sete categorias. O tema do concurso deste ano faz referência à inclusão, proposta que norteia a Feira do Livro 2019, que será realizada de 8 a 13 de outubro, na Rua Coberta.

A exemplo das duas edições anteriores do projeto Escritores do Amanhã, cada escola promoverá, entre seus alunos, uma competição literária. O diferencial este ano é que os estudantes deverão escrever sobre as diversas maneiras em que a inclusão se manifesta na sociedade. As escolas têm até o dia 16 de setembro para selecionar e inscrever suas redações nas categorias 2º Ano, 3º e 4º Anos, 5º e 6º Anos, 7º e 8º Anos, 9º Ano, Ensino Médio, Educação Inclusiva e APAE, sendo uma redação por categoria. Os textos selecionados serão publicados em um livro, que será entregue aos autores das redações, professores e escolas, um exemplar para cada um, no dia 11 de outubro.

Para o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, a inclusão foi escolhida como tema do concurso por se tratar de um assunto atual, que merece atenção. “Trabalhamos a inclusão no 47º Festival Internacional de Folclore e notamos que esse tema envolveu o público, despertando muitos sentimentos bons nas pessoas. Por isso, entendemos que é oportuno fortalecer a compreensão e a importância sobre essas práticas. O Escritores do Amanhã é uma ótima maneira de trabalhar a reflexão sobre esse tema com os nossos estudantes”, salientou Soares, que também destaca a inscrição do Escritores do Amanhã como o primeiro projeto de Nova Petrópolis a integrar o Cidades Educadoras, movimento do qual o Município participa, que fomenta atividades educacionais em diversas cidades do mundo.

A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis ocorre de 8 a 13 de outubro, das 8h às 21h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Mais informações: (54) 3281-2299. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.