22/01/2013

Secretaria de Administração

Concerto de Corais reuniu 130 vozes no Centro de Eventos

Repertório apresentado foi ensaiado durante a semana no 3º Laboratório Coral...

Nova Petrópolis mais uma vez foi palco de um show de vozes. Quem esteve presente no sábado à noite no Centro de Eventos pôde presenciar um espetáculo musical. O grupo de coristas que participou do 3º Laboratório Coral, realizado no Colégio Bom Pastor na semana passada, esbanjou técnica e sincronia em aproximadamente 2 horas de apresentação. O repertório teve desde a roqueira Amigo Punk até a bossa nova de Tom Jobim, Correnteza. O evento, que foi assistido por cerca de 300 pessoas, teve entrada franca, e contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn.
Na primeira edição do evento, 46 coristas participaram plantaram uma ideia que deu certo. Esse ano, o grupo aumentou para 130 coristas, a maioria do Rio Grande do Sul, mas havia membros de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pará, Piauí e até da Espanha. O projeto existe desde 2005 em Minas Gerais.
“O organizador do projeto lá em Minas veio para Nova Petrópolis certa vez e conheceu o pessoal que coordenava os corais daqui, assim surgiu o Laboratório Coral nessa cidade”, explicou o coordenador do evento, Eduardo Alves. Para Severino Seger, Presidente da Federação de Corais do Rio Grande do Sul, a FECORS, o Laboratório Coral mostrou uma grande evolução, “Hoje foram 130 coristas e um público expressivo, fico muito feliz em ver como esse evento cresceu”, destacou.
O empresário de Nova Petrópolis Valmor Marco Schommer, de 55 anos, ressaltou o comprometimento dos artistas no palco, “Estou surpreso com esse concerto. Todos estão muito bem ensaiados, inclusive nas coreografias das músicas”. Para Eduardo Marini, professor de 42 anos, de Nova Petrópolis, todos deveriam assistir um espetáculo como esse, “Esse tipo de apresentação humaniza a todos nós. Conseguiram oportunizar um espetáculo que nos arrebata”, garantiu. Segundo o prefeito Régis, Nova Petrópolis merece mais eventos como esse, “Isso é muito bonito. Tanto as vozes quanto as interpretações, estão todos de parabéns. Ano que vem será maior e melhor”, disse.
O 3º Laboratório Coral foi realizado pela FECORS, com a parceria de Rosane Elisabetg Graunke e Lorena M. Seger, Secretárias Executivas do evento. O laboratório, que foi do dia 13 a 19 de janeiro, teve ensaios diários do repertório que foi apresentado ao público no sábado, na noite de encerramento. Para o ano que vem, os organizadores estudam a ideia de fazer uma peça musical completa, bem como um tema específico para todo o repertório.

Fonte: Marcelo Moura