11/04/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Chocofest inicia e decoração de Páscoa toma as ruas na Serra Gaúcha

Evento ocorre de 11 a 21 de abril na Rua Coberta de Nova Petrópolis

A Serra Gaúcha é palco, a partir de quinta-feira, dia 11, do maior e mais popular evento de Páscoa do país. O Chocofest encanta e atrai milhares de visitantes de todo o Brasil há 21 anos, sendo um dos eventos do calendário gaúcho que mais impulsiona a economia das cidades serranas no Rio Grande do Sul. O evento ocorre de 11 a 21 de abril em Nova Petrópolis/RS.

O Chocofest é também uma grande vitrine nacional para os produtores do famoso chocolate caseiro da Serra Gaúcha. As principais marcas do segmento se tornaram conhecidas e passaram a comercializar seus produtos e chocolates para todo o Brasil a partir da criação do evento há mais de duas décadas. Referência nacional quando o assunto é chocolate caseiro, a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula), na Serra Gaúcha, abriga as principais marcas deste segmento no país. São mais de 50 empresas fabricantes de chocolate caseiro.

O mercado está aquecido para o período de Páscoa em 2019. A previsão é de um aumento de 8% na produção de chocolates para o período. Serão, aproximadamente, 1.200 toneladas de chocolate caseiro (1.200.000 kg) produzidos e distribuídos em unidades de venda de todo o país.

E, as principais marcas de doces, guloseimas e chocolates, estarão expondo e comercializando centenas de produtos na Feira de Páscoa do Chocofest que este ano ocupa a Rua Coberta de Nova Petrópolis. Florybal Chocolates, Caracol Chocolates, Lugano, Gramarte, Cacau Gramado, Gobeh, Casa do Pão de Mel e La Fábrica estarão oferecendo seus produtos para os mais de 180 mil visitantes esperados em dez dias de evento.

Nas ruas, a decoração já chama a atenção de quem passa pela Avenida 15 de Novembro e pela Rua Coberta da cidade. São guirlandas, coelhos e mais de 10 mil ovos decorados de todas as cores e tamanhos espalhados por toda a cidade. O Chocofest já teve edições em Canela/RS, Gramado/RS e, em 2018, chegou a Nova Petrópolis (juntando-se à Magia da Páscoa) e se tornando um marco para o setor de Turismo e Eventos da cidade, provocando um grande fluxo de turistas de todo o Brasil e a lotação da rede hoteleira de toda a Região das Hortênsias.

O diretor do evento, Eduardo Zorzanello, explica as novidades para este ano. “Teremos mais decoração nas ruas. Serão 10 mil ovos decorados de todos os tamanhos nas ruas e em toda a área central. Além disso, o evento terá mais de 300 pessoas da comunidade atuando nas atrações principais, o que mostra o perfil comunitário do Chocofest na Magia da Páscoa. Teremos 100% de ocupação dos leitos em toda a região”.

“Nós convidamos todos a estarem em Nova Petrópolis, neste evento que apostamos já há dois anos e que será histórico para a cidade”, disse o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn ao falar do evento que deve ser o maior da história da cidade.

“Nós sozinhos não conseguimos nada, porém com esta pegada comunitária que faz parte do povo de Nova Petrópolis, novamente teremos na cidade o principal evento de Páscoa do Brasil”, disse o secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt.

Formato e atrações para 2019

O evento terá decoração das ruas em uma mescla da tradicional Magia da Páscoa, com os elementos já consagrados do Chocofest. As atrações principais:

- Planeta das Guloseimas: será na Rua Coberta e terá feira, Vila de Açúcar, Pintura em Chocolate, Casa da Bruxa, Espaço do Coelho reciclador e Multipalco com atrações diárias

- Desfile de Páscoa: o tradicional desfile do Chocofest é a principal atração do evento e deverá colorir as ruas da cidade aos fins de semana

- Espetáculos teatrais e culturais

- Árvore da Páscoa Osterbaum: tradicional ação com envolvimento da comunidade, que, com ovos coloridos, enfeita as árvores da cidade

- Rastro do Coelho: caça ao ninho em pontos turísticos, como na Aldeia do Imigrante e no Labirinto Verde

- Páscoa pelo Mundo: artistas convidados retratam sua visão de Páscoa pelo mundo em ovos de tamanho gigante através da pintura

- Casa da Vovó Coelha: espaço para oficinas, culinária e produtos

O acesso a 100% das atrações culturais e artísticas é gratuita. Confira a programação completa: https://www.chocofest.com.br/programacao

DESFILE DE PÁSCOA

Principal atração do evento, o Desfile de Páscoa do Chocofest reúne milhares de visitantes ao longo da Avenida 15 de Novembro às 15h30min de sábado e domingo. A apresentação ao ar livre conta com carros alegóricos, centenas de personagens e integrantes das escolas municipais e da comunidade que, juntos, apresentam ao visitantes um universo único que une magia, alegria e muita diversão por uma hora. Os Desfiles estão programados para os dias 13/04, 14/04, 20/04 e 21/04, às 15h30min, com entrada gratuita. Em caso de chuva o Desfile pode ter seu horário alterado ou pode ser cancelado.

O Chocofest na Magia da Páscoa é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Petrópolis e Casa Cooperativa, com organização da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e patrocínio de Sicredi Pioneira e Banrisul. Mais informações: www.chocofest.com.br.

Chocofest na Magia da Páscoa

De 11 a 21 de abril de 2019