Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Celebração reuniu autoridades municipais, pioneiros do Centro e representantes de entidades ligadas ao CETANP
O Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP) comemorou na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, 30 anos. A celebração, que ocorreu na sede do CETANP na Linha Brasil, contou com a participação do prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; do vice-prefeito, Alexandre da Silva; dos secretários Municipais Cláudio Boff (Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação) e Denise Maltoni Bino (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), além do deputado estadual Elton Weber e dos extensionistas da EMATER, Arnaldo José Basso e Paulo Ramon Pedrazi. Quem também esteve presente foi o ex-prefeito Sigfried Dreschsler, que estava em exercício em 1995, quando o CETANP foi inaugurado.
“Quero dar os parabéns ao CETANP, a coordenadora Ana Cristina Gottschalk, pelo excelente trabalho, e dizer que nós da Administração Municipal nos comprometemos em repassar recursos para o CETANP, pois nós valorizamos muito a agricultura e nossos agricultores”, disse o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen.
O Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis foi fundado em 17 de maio de 1995 e é consolidado como referência estadual e nacional na formação e qualificação profissional de agricultores. Ele é o primeiro Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar e é um contribuinte fundamental para o desenvolvimento rural sustentável no Rio Grande do Sul.
De acordo com a coordenadora e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ana Cristina Gottschalk, ao longo dessas três décadas, o CETANP já capacitou mais de 17 mil agricultores em 1.242 cursos distribuídos em 64 áreas diferentes, recebendo participantes de 387 municípios. “Além disso, suas atividades atingiram mais outras 18 mil pessoas por meio de oficinas, dias de campo, visitas técnicas e eventos educativos, totalizando mais de 35 mil beneficiados”, conta.
Neste ano, a instituição segue com diversas turmas de cursos já lotados e também novos projetos, como a expansão da Farmácia Viva, agora com 20 espécies de plantas medicinais, além de projetos com jovens, mulheres e com meliponicultura, visto que o Centro recebeu doação de 11 colmeias de abelhas sem ferrão. A adesão aos cursos ofertados é tamanha que neste ano, por exemplo, o curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares só tem vagas na lista de espera.
CURSOS COM VAGAS ABERTAS
Alguns cursos para esse ano ainda têm vagas abertas. O curso de Processamento Artesanal de Carne Suína ainda tem vagas para os meses de julho e outubro. E o de Fruticultura Básica (implantação de pomar doméstico) tem vagas para o mês de agosto.
HISTÓRIA DO CETANP
O CETANP é o primeiro centro de treinamento de agricultores da Emater e nasceu de uma iniciativa visionaria inspirada nos modelos de capacitação desenvolvidas em Santa Catarina pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em parceria com Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ). O nascimento do CETANP foi liderado pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Arnaldo José Basso e Paulo Ramon Pedrazi, ganhando força com o apoio de diversas entidades locais, como a Associação Educacional Bom Pastor, a Prefeitura de Nova Petrópolis, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis (Piá), a Sicredi e o Sindicato Rural.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Gian Baum | Comunicação PMNP