conteúdo do menu
conteúdo principal
09/03/2016

CAPS Vida Nova promove Observatórios de Atenção à Saúde

Projeto inicia com redes de atenção voltadas à infância e adolescência e ao suicídio...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova iniciou um novo projeto em Nova Petrópolis. Os Observatórios de Atenção à Saúde terão duas linhas de atenção, uma voltada ao suicídio e a outra à infância e adolescência. As reuniões de debate são abertas ao público. O primeiro encontro do Observatório da Rede de Atenção ao Suicídio ocorreu no dia 09 de março; e no dia 11 de março ocorre a reunião para falar sobre o Observatório de Atenção à Infância e à Adolescência, às 10h, na sede do CAPS.

“O CAPS Vida Nova, cumprindo sua função de serviço especializado em saúde mental, busca constantemente qualificar a atenção e efetivar a prevenção e promoção de saúde. Para atingir esse objetivo, é imprescindível a garantia de espaços de educação permanente e produção de saber, articulando teoria e prática com a realidade do Município”, declarou a coordenadora do CAPS, Carina Corrêa da Silva.

Considerando a atenção à infância e à adolescência e a prevenção do suicídio como temas prioritários no campo da saúde mental de Nova Petrópolis, o grupo de profissionais do CAPS iniciou as atividades de estudo, pesquisa e intervenção nessas áreas por meio da instituição de observatórios.

O Observatório de Atenção à Infância e à Adolescência terá como coordenadora e facilitadora a psicóloga Geniana Zinkiewicz. O foco neste primeiro momento é a adolescência. “Promover o desenvolvimento saudável da juventude é um dos investimentos mais importantes que uma sociedade pode fazer, vendo o adolescente como parceiro e não como um problema que precisa de uma solução”, salientou a psicóloga.

O Observatório da Rede de Atenção ao Suicídio terá como coordenador e facilitador o psicólogo Cássio da Rosa Estivalet. “Essa temática evoca inúmeros sentimentos em toda sociedade. Em razão disso, faz-se necessária a discussão ampla do tema para que possamos construir medidas mais eficientes de prevenção deste grave problema de saúde pública. Tendo em vista que em Nova Petrópolis o suicídio está, infelizmente, bastante presente, o CAPS Vida Nova percebe a necessidade de ações para debater e informar a sociedade sobre o tema”, destacou Estivalet.

Interessandos em participar da construção destes espaços de discussão devem entrar em contato com a equipe do CAPS, pelo fone (54) 3281-3712 ou pelo endereço observatoriocaps@gmail.com.

 


Fonte:

Outras Notícias