Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
08/04/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Campanha Nacional Contra a Influenza em Nova Petrópolis inicia dia 10 de abril

Mais de 6 mil pessoas do grupo prioritário devem receber a dose da vacina

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza inicia dia 10 de abril para integrantes do grupo prioritário, em todo o país. Em Nova Petrópolis, a vacinação ocorrerá nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário normal de funcionamento. A meta de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é de 90%, somando 6.504 pessoas do grupo prioritário no período da campanha.

De 10 a 12 de abril serão vacinados os grupos prioritários formados por crianças de seis meses a seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes; no período de 15 a 19 de abril receberão as vacinas os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérperas e, a partir do dia 22 de abril, todas as pessoas que integram os grupos prioritários podem se vacinar. A vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na UBS Centro e, nas UBSs dos bairros, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

“É importante que as pessoas que integram os grupos prioritários fiquem atentas às datas e se previnam. Procure sua Unidade Básica de Saúde e faça a vacina. Lembrando que a apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória para crianças de seis meses até cinco anos”, destaca a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Veroni Meyer Fagundes.

O Dia “D” de Vacinação Contra a Influenza será dia 4 de maio, sábado. Nesta data, a Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta das 08h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e as UBSs dos bairros, das 8h às 11h30min. Todas as pessoas que integram os grupos prioritários poderão ser vacinadas no Dia “D”.

Integram os grupos prioritários para receber a dose da vacina contra gripe: crianças de seis meses até seis anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, professores de escolas públicas e privadas.

Também integram os grupos prioritários as pessoas portadoras de doenças crônicas: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, obesidade; diabetes; transplantados; imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos e portadores de trissomias (Síndrome de  Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias). Para estes grupos é necessário apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A adoção de hábitos simples é fundamental para diminuir a circulação do vírus da gripe. Lavar sempre as mãos, principalmente, após tossir e espirrar, utilizando água e sabão ou, ainda, álcool 70% - para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas; utilizar lenços descartáveis; deixar o ambiente sempre ventilado; cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir; não tocar na região dos olhos, nariz e boca se a mão não estiver limpa; não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres; evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão; evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto. Estes são exemplos de ações que previnem a transmissão do vírus.

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos. A prevenção está diretamente ligada à higiene, fique atento.

Mais informações com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social pelo fone (54) 3298-2650. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Outras Notícias