13/10/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis recebe medalha pelo projeto "Feito na Biblioteca”

Integrantes da ONG Caravan Studios fizeram a entrega da medalha de reconhecimento...

Nova Petrópolis é parceira do projeto “Feito na Biblioteca”, patrocinado pela Fundação Bill e Melinda Gates, e desenvolvido pela Caravan Studios. O objetivo da iniciativa é estimular a comunidade a opinar sobre a criação de aplicativos de celular que beneficiem toda a população. Para isso, a ação utiliza as bibliotecas públicas dos Municípios, pois elas estão em contato direto com a população. No Rio Grande do Sul, apenas seis bibliotecas foram parceiras, Nova Petrópolis foi uma delas e recebeu uma medalha como forma de reconhecimento.

Na terça-feira, 11 de outubro, Ricky Abisla e Marnie Webb, integrantes da ONG Caravan Studios, com sede em San Francisco, na Califórmia, visitaram a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, juntamente com autoridades Municipais, estudantes e comunidade. Na oportunidade, anunciaram que o aplicativo mais votado no período de 04 a 30 de julho foi o BYBUS, que deverá permitir o controle dos horários dos ônibus, localização, estrutura das paradas e situação do trânsito. Ricky e Marnie também conheceram protótipos de aplicativos desenvolvidos por alunos da Escola Estadual 1º de Maio, em atividade escolar.

As opções de apps eram BYBUS, que permite o controle dos horários dos ônibus, localização, estrutura das paradas e situação do trânsito; CURSON, que compartilha cursos profissionalizantes; DIA DE FEIRA, que descreve produtos, datas e locais das feiras na cidade; LIXO NO LIXO, que auxilia no descarte correto do lixo, sistema de denúncia; e TRICULTURAL, que informa a programação e serviços oferecidos por espaços culturais. O aplicativo mais votado, BYBUS, agora será desenvolvido gratuitamente e disponibilizado pela Caravan Studios nas lojas de aplicativos (Google Play, Aple Store, Windows). O aplicativo estará disponível gratuitamente.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, declarou que Nova Petrópolis “quer oferecer todas as possibilidades que o mundo da informação virtual pode proporcionar aos estudantes e à população como um todo”. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt; e a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Yedda Leão Michaelsen, prestigiaram a atividade.

FOTOS: Kassandra Dorneles