27/02/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis celebra 23 anos com muitas novidades

Comemoração pelo aniversário ocorreu nesta segunda-feira, 27 de fevereiro...

A Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva completou 23 anos nesta segunda-feira, 27 de fevereiro. A comemoração do aniversário ocorreu em uma tarde de muitas novidades. Lançamento do projeto "Escritores do Amanhã"; entrega das carteirinhas ao leitor "Amigo da Biblioteca"; entrega de novas obras adquiridas com valor das multas; o tradicional Parabéns à Você e um doce pedaço de bolo e uma refrescante xícara de chá foram alguns dos momentos do aniversário da Biblioteca Pública de Nova Petrópolis.
O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz destacou a importância que a Biblioteca Pública representa para Nova Petrópolis. “Estamos aqui para valorizar e comemorar os 23 anos da nossa Biblioteca. Todos têm muita importância para a manutenção deste local, funcionários e leitores. Todos estão de parabéns”, salientou.
Na sequência, o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, fez a entrega oficial das primeiras carteirinhas ao leitor “Amigo da Biblioteca”, assíduos frequentadores e colaboradores da Biblioteca Pública Municipal. Soares também fez a entrega de R$ 4 mil em livros adquiridos com o valor das multas pagas. “Estes títulos foram sugestões dos nossos leitores e demonstram onde é aplicado o valor das multas pagas à Biblioteca”, disse.
Ainda na tarde de novidades, o secretário adjunto lançou o projeto “Escritores do Amanhã”, na presença do secretário Municipal e da presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais, Luciane Schommer. De acordo com Paulo Cesar Soares, o projeto “Escritores do Amanhã” consiste em um incentivo cultural à escrita e à opinião. O tema do projeto em 2017 será “Defenda sua Bandeira”. “Despertar o interesse das crianças e dos jovens para o universo da escrita é dar voz e vazão ao reconhecimento do seu espaço como indivíduo pensante e produtor de cultura. É a reverberação do direito de dizer e publicar”, enfatizou Soares.
“Com este projeto pretendemos fazer um resgate da escrita dissertativa e envolvimento dos estudantes com a escrita criativa; incentivar a expressão da opinião perante a comunidade; promover a integração entre escolas e revelar novos talentos. Além disso, temos como meta envolver alunos e professores; incentivar a leitura e escrita; fazer com que os alunos expressem suas vivências e opiniões, independente da idade. Estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio poderão participar do projeto “Escritores do Amanhã”, explicou o secretário adjunto.
Soares também enalteceu a equipe que trabalha na Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva e no Departamento Municipal de Cultura. Chapeleiro Maluco, Alice, Rainha de Copas e os Soldadinhos da Rainha de Copas trouxeram encanto à tarde de festa. A Biblioteca Pública conta com 20 mil livros em seu acervo e, aproximadamente, 4.800 leitores cadastrados.
O tradicional Parabéns à Você foi entoado pelo jornalista da Rádio Gaúcha e músico, Fernando Zanuzo, que fez questão de prestigiar os 23 anos da Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva. Vereadores de Nova Petrópolis, autoridades Municipais e lideranças comunitárias prestigiaram a cerimônia.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Kassandra Dorneles