19/09/2017

Autoridades do Governo Estadual vistam CETANP

Trabalho desenvolvido no Centro de Fitoterapia foi apresentado na ocasião...

Na sexta-feira, 15 de setembro, autoridades do Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER/ASCAR e Câmara Municipal de Vereadores, fizeram uma visita ao Centro de Treinamento de Nova Petrópolis (CETANP). Na ocasião, as autoridades conversaram com formandos dos cursos ofertados pelo CETANP e tiveram a oportunidade de conhecer as atividades realizadas no Centro de Beneficiamento de Plantas Medicinais - Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis.
O coordenador do CETANP, Arnaldo Basso, recebeu o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Tarcísio Minetto; o chefe de Gabinete da EMATER/ASCAR-RS, Jorge Siebert e o deputado Estadual Elton Weber. Também participaram da visita o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, além o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rodrigo dos Santos e os vereadores Cláudio Gottschalk e Kátia Zummach. Representantes da EMATER/ASCAR de Caxias do Sul e Nova Petrópolis também estiveram presentes, assim como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis, Aloísio Utzig.
Aproximadamente 20 formandos dos cursos do CETANP participaram da recepção às autoridades e expressaram sua satisfação com o conhecimento obtido. Para o secretário Tarcísio Minetto, o CETANP é um ótimo exemplo da presença do Governo do RS no interior dos Municípios gaúchos. “Centros de treinamento como o CETANP demonstram a importância da parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal e EMATER. Lugares como este formam profissionais mais capacitados e preparados para atuar em diversas áreas, como Saúde e Agricultura”, destacou Minetto.
Na segunda parte da visita ao CETANP, a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, apresentou o Centro de Beneficiamento de Plantas Medicinais - Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis, à comitiva de autoridades. De acordo com o ela, Nova Petrópolis se tornou referência no que diz respeito aos fitoterápicos graças ao trabalho desenvolvido no Centro de Fitoterapia. “Dispomos de um espaço muito bom, bem equipado e com uma equipe qualificada, por isso recebe todo esse destaque. Porém, essa estrutura necessita de mais recursos para se manter em funcionamento e até mesmo evoluir”, pontuou Andréia.
O discurso da secretária foi reforçado pela diretora dos Programas de Saúde Comunitária de Nova Petrópolis, farmacêutica Caroline Drechsler, que explicou às autoridades o funcionamento do Centro. Durante a apresentação, Caroline apresentou a história da atividade de fitoterapia em Nova Petrópolis, a variedade de plantas cultivadas, os resultados da parceria com os Postos de Saúde do Município e as ações praticadas pela equipe que atua na fitoterapia em Nova Petrópolis.