18/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Arte marcial auxilia desenvolvimento escolar e pessoal de alunos

Secretaria de Educação proporciona oficina de Taekwondo em escola municipal...

Preocupada com a construção de cidadãos, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto oferece oficina de Taekwondo para alunos dos anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, localizada no Bairro Pousada da Neve. Desde março, cerca de 90 estudantes aprendem a arte marcial. E, no palco do 42º Festival Internacional de Folclore, tiveram a oportunidade de mostrar seu aprendizado ao público.
Segundo a pedagoga Silvania Linck, integrante da Secretaria de Educação, o Taekwondo foi a atividade eleita como oficina aos estudantes pelos objetivos que possue. “Desenvolver as qualidades físicas, motoras, intelectuais; promover o voluntariado e o desenvolvimento esportivo, recreativo, social, cultural e intelectual dentro de preceitos éticos e morais; promover atividades que possibilitem a melhora da qualidade de vida da sociedade, da saúde e do bem estar. Essas são algumas das finalidades da prática da arte marcial”, elencou a profissional.
A oficina de Taekwondo é ministrada nas quarta-feiras, à tarde, para as turmas dos anos iniciais, de 1º ao 5º ano. Mais de 90 estudantes, com idade entre 07 e 11 anos, participam da atividade no turno inverso ao da aula. Para tanto, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto contratou os serviços da Associação Tchon Ji, entidade que atua há 17 anos ensinando arte marcial no Município. As aulas são ministradas pelo professor Daniel Flores Jardim, com a supervisão do Mestre Valdemar Zummach.
“A aceitação foi muito boa pelas famílias e pelos estudantes. É gratificante ver os alunos interagindo com o professor. Sempre ocorrem reflexos positivos quando atuamos pedagogicamente, com programas planejados; mas, nem sempre colhemos o que semeamos imediatamente, pois cada ser humano necessita de seu tempo, mas nunca será em vão”, ponderou a diretora da Escola Otto Hoffmann, Elaine Schildt Beck, satisfeita com o resultado do trabalho.
O prefeito Regis Luiz Hahn e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer tiveram a oportunidade de acompanhar o treinamento dos alunos. “Estamos investindo no futuro dessas crianças e sabemos que o Taekwondo trabalha a disciplina, espírito de equipe, autocontrole, integridade, cortesia e perseverança a estes jovens”, disse Cíntia. O prefeito Lelo elogiou o trabalho do Mestre Valdemar e do professor Daniel com os alunos da Escola Otto Hoffmann, bem como o serviço social e comunitário que a Associação Tchon Ji presta ao Município ao longo de seus 17 anos de atuação.

No palco do Festival Internacional de Folclore
O trabalho iniciou em março e foi aplaudido por milhares de pessoas dias 29 de julho e 03 de agosto. Alunos da oficina de Taekwondo da Escola Otto Hoffmann apresentaram-se junto com os atletas da Academia Tchon Ji – Taekwondo e Hap Ki Do no palco do 42º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, em uma experiência única.