30/06/2017

Agroindústrias Familiares é tema de encontro em Nova Petrópolis

Evento apresentou informações sobre o SIM e PEAF aos produtores...

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Emater de Nova Petrópolis e o Sindicato Rural do Município promoveram o Encontro das Agroindústrias Familiares de Nova Petrópolis. O evento reuniu autoridades, representantes do setor e produtores rurais no Centro de Convivência da Terceira Idade, no dia 23 de junho.
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, destacou a importância de incentivar o crescimento e o desenvolvimento da agricultura, de forma harmônica e sustentável respeitando o meio ambiente. Além disso, apresentou informações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), respaldado na Lei Federal nº 7.889/90 e regulamentado por Decreto Municipal.
“O SIM tem a função de licenciar e fiscalizar os estabelecimentos produtores ou fabricadores de produtos de origem animal, bem como, registrar os produtos destes estabelecimentos, destinados ao consumo humano. Ao SIM compete o registro e o licenciamento de estabelecimentos e produtos de origem animal, com destino ao comércio estritamente Municipal”, explicou o secretário ao enfatizar que o Município está empenhado em estimular os agricultores e produtores a desenvolver agroindústrias em Nova Petrópolis.
O assistente técnico Regional da Emater, médico veterinário Ricardo Capelli, discorreu sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) e o processo de formalização. O responsável pelas agroindústrias da Emater local, Rubem Hansen, apresentou o diagnóstico das ações realizadas com agroindústrias no Município.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Municipal, Charles Paetzinger; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; do secretário adjunto de Administração, Jorge Michaelsen; do chefe da Emater de Nova Petrópolis, Luciano Ilha; do responsável pelas agroindústrias da Emater local, Rubem Hansen; do supervisor da microrregião Hortênsias, Mário Antônio Silveira; do assistente técnico Regional da Emater, Ricardo Capelli; vereadores; representantes do setor e produtores rurais.

Fotos: Marcelo Moura | Comunicação PMNP