07/07/2014

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Agricultura de Nova Petrópolis é 100% familiar

Prefeito defendeu a importância do setor no lançamento do Rural Show...

“Temos absoluto interesse em manter o produtor na atividade agrícola. 100% da agricultura de Nova Petrópolis é familiar. Hoje são mais 2.200 talões de produtores ativos.” Desta forma o prefeito Regis Luiz Hahn deu início ao seu pronunciamento durante o lançamento do 7º Rural Show. O evento 2014 foi apresentado à imprensa e convidados no dia 18 de junho, no Centro de Convivência da Terceira Idade, em Nova Petrópolis.
O prefeito de Nova Petrópolis; o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny e o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus discorreram sobre as novidades do evento em um talk show comandado pelo jornalista Miron Neto.
Respondendo à pergunta “de que forma o Município trabalha para a manutenção da agricultura familiar”, o prefeito Lelo declarou que o poder público contribui em diversos aspectos para dar condições de trabalho e qualidade de vida ao agricultor. “São inúmeros programas de incentivo ao setor produtivo. Em 2013 e 2014, 760 produtores acessaram os programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ou seja, 35% dos produtores”, disse o prefeito Lelo.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, dentre os principais programas, destaca-se: análise de solo; transporte de adubo orgânico, substratos e calcário; transporte de brita e subsídio do transporte de areia; programa de reflorestamento – subsídio até 30% da muda; fruticultura – até 50% das mudas; máquinas pesadas – subsídio de 30% até 10 horas; indenização de perdas de animais por doenças bovinas – tuberculose, brucelose e raiva bovina; programa de atendimento ao munícipe – acessos e terraplanagens para construções primárias.
“Um dos programas de incentivo mais importantes que oferecemos ao agricultor, e que não existia no Município, fomos nós que implementamos, é o programa de Sala de Ordenha. Por meio de incentivos e isenções de taxas, o produtor pode se beneficiar com até R$ 7 mil. Este programa oferece melhores condições de trabalho ao agricultor, melhora a qualidade do processo de ordenha, produto de maior qualidade, mais conforto para o animal. O produtor que adere a este tipo de programa, muito provavelmente, vai permanecer na atividade primária por muito mais tempo; e esta é a nossa preocupação”, declarou o secretário.
Além disso, a prefeitura de Nova Petrópolis tem quase meio milhão de reais em convênios com entidades ligadas ao setor, como bolsas de estudo no Colégio Bom Pastor, Associação do Trator de Esteira do Pinhal Alto, Associação do Conselho Distrital do Vale do Caí, Emater, Sindicato Rural, CETANP, Círculo de Máquinas, entre outros.
Ao final do lançamento do evento, o prefeito Lelo disse que o Rural Show é o lado da esperança, do apoio técnico e da certeza de que os agricultores serão sucedidos pelos seus descendentes em suas propriedades. “O Rural Show é continuidade, é agricultura familiar, é agroindústria, é a comprovação de que o setor primário foi, é, e sempre será a saída para o Brasil e para o mundo quando se fala em futuro para a humanidade”, concluiu.
O Rural Show ocorre de 17 a 20 de julho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O evento é organizado pela Cooperativa Piá em parceria com a Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. São esperadas cerca de 50 mil pessoas para o Rural Show 2014.