27/05/2013

Secretaria de Administração

Aeroporto das Hortênsias foi assunto da reunião da Amserra

Prefeito Régis Luiz Hahn participou do encontro na cidade de Canela...

Canela sediou a reunião da Associação dos Municípios de Turismo da Serra na manhã desta sexta-feira (24), na Churrascaria Espelho Gaúcho. O principal assunto do encontro, presidido pelo vice-presidente da entidade e prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel Schlichting, foi o Aeroporto da Região das Hortênsias.
A luta pelo Aeroporto já completa 24 anos. O prefeito de Canela, Cléo Port, iniciou a reunião afirmando que visitou empresas aéreas e que a necessidade da construção do empreendimento é urgente em função do número de turistas que a região recebe anualmente, afirmando que até março, a previsão dos vôos para nossa região seria de 107, apenas nos meses de novembro e dezembro deste ano, “Se a Amserra focar em buscar recursos federais, o aeroporto decola” afirmou Cléo.
Os Engenheiros Fernando Cavalcanti Bizarro e Sylvia Gonçalves Pedrozo, que já trabalharam no Departamento Aeroportuário do Governo do Estado e conhecem o processo do Aeroporto, sendo que Sylvia, foi quem coordenou o Projeto Básico do Aeroporto Regional das Hortênsias, em 2002, estavam presentes no encontro. Bizarro colocou que cabe aos municípios se unirem, fazer uma reavaliação da área e renovar as licenças ambientais.
O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, sugeriu que se busque a viabilidade de montar um consórcio pró Aeroporto das Hortênsias, concretizando o interesse e força de toda a Região.
O Diretor do Departamento Aeroportuário, Roberto Barbosa de Carvalho Netto, comentou que sabe exatamente da demanda que a Região tem de visitantes, mas pondera que o Governo do Estado não previa a construção de aeroportos. Com a verba que virá para o Rio Grande do Sul, do Governo Federal, cerca de R$ 310 milhões para serem investidos nestas obras, deixou claro que a prioridade do Governo do Estado é o Aeroporto de Vila Oliva.
Segundo Netto, o Banco do Brasil é o gestor da verba do Governo Federal, mas a decisão é da Secretaria de Aviação Civil. Netto se comprometeu a enviar o projeto das Hortênsias para a Secretaria do Governo Federal ainda na próxima semana, com objetivo de solicitar uma analise ao Centro Integrado de Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA), no que diz respeito aos procedimentos aéreos no entorno do aeroporto.
De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, a união dos municípios faz toda a diferença em projetos de grande porte como o do Aeroporto das Hortênsias, “Se tem algo que pode fazer com que esse projeto vá adiante é uma aliança entre todos os municípios. Concordo com o que disseram aqui, uma cidade apenas tem pouca representatividade” afirmou.
Antes de encerrar a reunião, foram indicados o titular e o suplente para o Conselho de secretários municipais de fazenda e finanças da FAMURS, ficando o Secretário Municipal de Gramado, João Pedro Till e de Canela, Sandro Petry, respectivamente, representando a AMSERRA.
Estiveram presentes no encontro de hoje, além dos já citados, o Prefeito Municipal de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen, Prefeito Municipal de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, Vice Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, Vice Prefeito de Picada Café, Daniel Rückert, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Ludwig, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Canela, Cristiano Salvatori, Superintendente Executiva da Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Sandra Ferrapontoff Lemos e o Secretário Executivo da AMSERRA, Antônio Carlos Pinto.
O próximo encontro da Associação será em 28 de junho, no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Herval. A AMSERRA é composta pelos municípios de Cambará do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, Santa Maria do Herval e São Francisco de Paula.