17/08/2017

Adminstração Municipal entrega pavimentação da Rua dos Coqueiros

Lelo e Charles conferiram melhoria realizada por meio de pavimentação comunitária...

No dia 11 de agosto, o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e o vice-prefeito, Charles Paetzinger, foram até a Rua dos Coqueiros, localizada no bairro Vale Verde, para conferir a pavimentação da via, que havia sido concluída alguns dias antes.
A rua foi pavimentada pela empresa Pavimar, por meio do sistema de pavimentação comunitária, com adesão de 86% dos moradores. O investimento total da pavimentação foi de R$ 34.179,47 e a melhoria beneficiará sete famílias que residem na rua. A pavimentação comunitária teve 86% de adesão dos moradores, sendo que os outros 14% foram pagos pela Prefeitura de Nova Petrópolis, que fará a cobrança do valor investido por meio de contribuição de melhoria.
A pavimentação das ruas possibilita uma melhor qualidade de vida para as famílias que residem na via, além de valorizar os imóveis. “A Administração Municipal trabalha com o objetivo de oferecer o melhor à comunidade de Nova Petrópolis. O sistema de pavimentação comunitária é uma das maneiras mais eficazes de atender os pedidos dos munícipes. Os moradores se mobilizam para melhorar a sua qualidade de vida e, por consequência, desenvolver Nova Petrópolis cada vez mais”, comemora o prefeito, Regis Luiz Hahn.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Nova Petrópolis instalou 164 metros de meio fio, 50 canos para sistema pluvial e utilizou oito cargas de material na preparação da base para colocação do PAVS nos 77 metros de extensão da rua. “O trabalho da secretaria corresponde a 40% da obra de melhoria. No sistema de pavimentação comunitária, o Poder Público participa com a preparação da rua que envolve o sistema pluvial, a base e a sub-base, o leito e a colocação de meio fio. Além disso, a secretaria disponibiliza máquinas, servidores e material durante a preparação da via”, destaca o vice-prefeito, Charles Paetzinger.
Como funciona o sistema de Pavimentação Comunitária
No sistema de pavimentação comunitária, os moradores da rua se reúnem, fazem um abaixo-assinado com os vizinhos interessados e o entregam na Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação. É necessário que mais de 70% dos moradores concordem com a pavimentação para que a obra seja realizada. Após estes processos, a solicitação vai para avaliação, momento no qual a Secretaria elabora ou aprova o projeto de rua, o orçamento da obra, o memorial descritivo e o licenciamento ambiental. Com todo o processo realizado, pode-se iniciar a pavimentação. Atingida a cota de aprovação para a pavimentação, os moradores contrários à obra são posteriormente cobrados, por meio de contribuição de melhoria, pela Administração Municipal, que adianta o recurso faltante para a realização da pavimentação.