16/05/2017

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Administração Municipal participa de reunião sobre Segurança Integrada

Videomonitoramento de Nova Petrópolis foi elogiado no encontro realizado em Gramado...

Os secretários adjuntos de Planejamento e Fazenda de Nova Petrópolis, Lari Nienow e Gerson Gebhardt, participaram da primeira reunião sobre o Sistema de Segurança Integrada entre Municípios. No encontro, realizado na tarde de segunda-feira, 15 de maio, em Gramado, integrantes da Secretaria de Segurança Pública do RS explanaram sobre cercamento eletrônico e Alerta Brasil, iniciativas que compõem o plano de integração da segurança no Rio Grande do Sul. O sistema de videomonitoramento de Nova Petrópolis foi citado como modelo na região das Hortênsias.
Na reunião, conduzida pelo Coronel Alexandre Aragon e pelo Tenente Vilmar Mendes Brasil, foram explicados conceitos como cercamento eletrônico e Alerta Brasil, com o intuito de interligar os sistemas de segurança dos municípios da Região das Hortênsias. O plano, apresentado para gestores públicos, vereadores e órgãos de segurança da Região das Hortênsias, é unificar as tecnologias de segurança já existentes nos Municípios.
O prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, abriu a reunião agradecendo pela presença de todos e salientando a importância do encontro. A Secretaria de Segurança Pública do RS foi representada por Felipe Pires da Silva, assessor do secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e o deputado Tiago Simon representou a Assembleia Legislativa.
De acordo com o Tenente Vilmar Mendes Brasil, integrar as tecnologias é sinônimo de mais segurança. “Se a imagens das câmeras de Nova Petrópolis, exemplo de sistema de segurança na região, puderem ser compartilhadas com uma central em Gramado, expandimos nossas possibilidades para evitar crimes”, explicou Mendes Brasil. Segundo o secretário adjunto de Fazenda, Gerson Gebhardt, o videomonitoramento de Nova Petrópolis já foi utilizado para compartilhar imagens. “Na passagem da Tocha Olímpica, a Secretaria de Segurança Pública do RS monitorou o evento a partir das imagens de nossas câmeras. Ou seja, na parte técnica, nosso sistema já está apto a integrar essa interligação”, reforçou Gebhardt.
A próxima etapa no processo de interligação dos sistemas de segurança será a coleta de dados para a adesão dos municípios. A Secretaria de Segurança Pública do RS vai enviar formulários para as Prefeituras, com o intuito de obter diagnósticos e também auxiliar as cidades no desenvolvimento de suas políticas de segurança.
CRÉDITOS DAS FOTOS: Marcelo Moura