conteúdo do menu
conteúdo principal
14/08/2017

Ações de prevenção contra o Aedes aegypti são realizadas em Nova Petrópolis

Agentes comunitários de saúde passaram por capacitação e realizaram inspeções...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Novas ações de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti ocorreram em Nova Petrópolis nos dias 8 e 9 de agosto. Os agentes comunitários de saúde e de endemias de Nova Petrópolis e Picada Café participaram de um curso, realizado no Plenarinho da Acinp, com foco no controle do Aedes aegypti e também inspecionaram imóveis, no Bairro Vila Germânia, e o Cemitério Evangélico de Nova Petrópolis. Durante as vistorias, os 56 agentes que paticiparam da ação eliminaram, apoximadamente, 200 criadouros do mosquito.
As ações iniciaram na terça-feira, 8 de agosto, com uma capacitação que contou com a palestra do agente em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Jair Martins. Na capacitação, ocorrida no Plenarinho da Acinp, os agentes de saúde e endemias sanaram dúvidas e se prepararam para as inspeções em Nova Petrópolis, realizadas na quarta-feira, 9 de agosto.
A inspeção no Cemitério Evangélico resultou na identificaçção de 332 criadouros do mosquito. Os profissionais da saúde encontraram e analisaram larvas em três desses criadouros e todas deram negativo para o Aedes aegypti. A equipe de inspeção eliminou 170 criadouros do local e o restante recebeu tratamento, sendo seis deles com larvicida.
No Bairro Vila Germânia, os agentes de saúde e endemias inspecionaram um quarteirão inteiro. Ao todo, a equipe vistoriou cinco imóveis, encontrando 66 criadouros, dos quais 20 foram eliminados. Um dos criadouros continha larvas, que foram analisadas e também deram negativo para o Aedes aegypti.
O coordenador da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter, explica que as ações foram um importante incremento para o conhecimento técnico e prático dos agentes de saúde e endemias. “Estamos nos preparando para a chegada do verão, quando aumentam os casos de dengue e outras doenças relacionadas ao Aedes aegypti”, disse Rafael, que também destacou a importância da colaboração dos moradores no controle do mosquito.
Fonte:

Outras Notícias